Parobé realiza até sexta-feira a 6ª edição da Feira de Iniciação Científica

Parobé – A Secretaria de Educação realiza entre os dias 16 e 18 de agosto a 6ª edição da Feira de Iniciação Científica de Parobé (Feicipa). O evento envolve alunos e professores das redes municipal, estadual e privada e conta com uma programação cheia de atividades.

O formato atual da Feicipa acontece a partir de quatro linguagens: Brincar Investigativo para bebês e crianças pequenas; Território Criativo, com oficinas de mão na massa nas escolas; Socialização Virtual, dando oportunidade e acesso de todos os alunos a apresentação de projetos; e a Socialização Presencial, que acontece no ginásio do Sesi, com avaliação de jurados voltada aos resultados de experimentos e/ou de levantamentos realizados, com rigor científico, por alunos, sob a orientação de um professor. Essa etapa pode garantir a classificação para a Mostratec e para outras feiras da região.

Segundo o prefeito de Parobé, Diego Picucha, na Feicipa as crianças têm a oportunidade de colocar na prática todo o conhecimento adquirido na sala de aula. “Além dos temas trabalhados na atividade, também promovemos o exercício do método científico, o desenvolvimento da criatividade, do raciocínio lógico, da comunicação oral e do trabalho coletivo, possibilitando o desenvolvimento integral dos alunos”, destaca. A estimativa é de que mais de 3,4 mil crianças sejam envolvidas nas modalidades da Feicipa ao longo dos três dias de programação.

Novidades na programação
A secretária de Educação, Joana Dar’c Wittmann, observa que uma das novidades deste ano é a primeira Olimpíada de Robótica. A programação tem, entre outros objetivos, a intenção de despertar a curiosidade e desenvolver a capacidade dos alunos de organizar suas ideias a partir de uma lógica mais sofisticada de pensamento. A secretária também destaca a importância da feira virtual, que possibilita a adesão de mais alunos. “Tivemos uma experiência positiva durante a pandemia. Por isso criamos um estúdio dentro de cada escola com sessões de apresentação de cada trabalho”, detalha. A socialização virtual pode ser acompanhada no canal do Youtube da Efape.

A edição de 2023 traz outra novidade: o 1º Torneio Aberto de Cubo Mágico. Poderão participar alunos de todas as idades da rede escolar. Outro aspecto diferenciado será a inclusão de escolas particulares na feira. A Feicipa conta este ano com 213 propostas de educação científica, entre oficinas e projetos. Na feira presencial, serão 110 propostas à disposição para visitação, com cerca de 300 alunos prontos para explicar suas pesquisas e experimentos.