Parobé fortalece conscientização contra abuso de crianças e jovens

 

Um tema bastante sensível para toda a comunidade e que precisa do apoio de todos para ser combatido: o abuso sexual de crianças e adolescentes. E para fortalecer essa conscientização, a Prefeitura de Parobé está realizando a Semana Municipal de Enfrentamento ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde a última segunda-feira, diferentes ações estão sendo promovidas em parceria com diferentes setores para lembrar a importância do tema.

Confecção e entrega de materiais educativos, lançamento do programa Busca Ativa Escolar, webinário, exposições e construção de protocolos de atendimento estão entre as atividades realizadas pelas entidades de Parobé. “Nós customizamos os espaços das escolas para consultar as crianças e a comunidade”, explica a Secretária de Educação, Joana D’arc Wittman.

Conforme ela, as atividades da Semana Municipal de Enfrentamento ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes foram idealizadas a partir de uma construção com diversas áreas. “Esta realização é uma atividade multisetorial, com o envolvimento das secretarias de Educação, de Saúde, da Assistência, também do Conselho Tutelar e do Gabinete do Prefeito Diego. São ações grandes para envolver a comunidade”, explica Joana.

Prédio da Prefeitura recebeu flores e iluminação especial para lembrar da importância do tema

Em Parobé, 16 de maio é instituído como o Dia Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Violência Sexual de Crianças e Adolescentes e a data não passou sem registro na cidade. Apesar das atividades da Semana Municipal e Enfrentamento ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes iniciarem no dia posterior, já no domingo, 16, o prédio da prefeitura recebeu iluminação especial em laranja, cor símbolo da data. Já a cidade foi decorada com flores em tons alaranjados para lembrar a comunidade da importância de prevenir e combater a exploração e o abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Consulta e mobilização da cidade

Entre as atividades desenvolvidas na Semana Municipal de Enfrentamento ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes está a confecção e distribuição de urnas em diferentes pontos da cidade. “A abertura destas urnas será na sexta-feira para saber qual a opinião da comunidade”, explica a secretária de Educação. Na parte externa de cada caixa, foram colocadas a pergunta “Eu quero saber” para que a comunidade tenha a oportunidade de realizar questionamentos sobre o tema. A confecção ocorreu nas escolas da rede municipal de ensino. A abertura das caixas é uma das atividades previstas para esta sexta-feira, 21, e ocorrerá na prefeitura, encerrando a Semana Municipal de Enfrentamento ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.