Parobé adquire novos brinquedos pedagógicos para educação infantil

Parobé – A atenção para o período da primeira infância faz toda a diferença para o desenvolvimento do indivíduo. Seja para a parte cognitiva, motora ou mesmo emocional. Para esse cuidado, a Administração Municipal de Parobé procura estar sempre se atualizando e buscando atender da melhor maneira a comunidade. Esse olhar vai muito além da criação de novas vagas ou de questões de infraestrutura, que são questões de prioridade, mas também passa pela qualidade pedagógica.

 

O investimento de quase R$ 500 mil é para aquisição de brinquedos pedagógicos inspirados na Abordagem Pikler. Esse método valoriza o vínculo entre o professor e a criança, e busca o reconhecimento e o respeito à individualidade delas. A forma de utilizar os brinquedos promove a autonomia através da liberdade de movimentos, do brincar livre, e o respeito ao tempo e espaço .
Cada escola receberá um ou mais kits com cubos, triângulos com obstáculos e rampa de escalada, gangorras, lambretas, mesa de luz e mesa de areia para melhorar o desenvolvimento motor e a criatividade nas descobertas das crianças pequenas.
As aquisições dos brinquedos qualificam os espaços das escolas, promovendo o desenvolvimento saudável e garantindo os direitos previstos na Base Nacional Comum Curricular: brincar, interagir, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

 

Brincadeira e desenvolvimento

O especialista Rafael Kelleter, que já realizou capacitações com os professores e coordenadores pedagógicos do município, explica sobre o método. “A abordagem de Emmi Pikler estabelece um diálogo com os pequenos detalhes do cotidiano dos bebês e crianças pequenas. Assim, ocorre a apropriação pelo bebê dessa motricidade, desse corpo e do seu entorno.”
Do ponto de vista pedagógico, o acesso à materiais de qualidade beneficia não só a aprendizagem do aluno, mas também o trabalho dos profissionais, conforme destaca a secretária de Educação de Parobé, Joana D’Arc Witmann. “Além de deixar as escolas mais atrativas para as brincadeiras, os professores continuarão em processos formativos para consolidar práticas cada vez mais significativas para o desenvolvimento infantil”.