Parceria proporciona aulas gratuitas de tênis para alunos de Parobé; prefeitura já projeta ampliar ação

Projeto teve início no dia 2 de julho e encontros acontecem sempre no terceiro sábado do mês Foto: Divulgação

Oportunizar a prática de um novo esporte e promover a integração dos alunos e pais. É dentro deste contexto que uma parceria entre a Prefeitura de Parobé e a Sociedade Cultural e Recreativa está oferecendo aulas de tênis para 25 alunos de três escolas do município.

Os encontros acontecem sempre no terceiro sábado do mês e tanto as aulas quanto os instrumentos para a prática (raquete e bolinhas) e os professores são financiados pela sociedade, conforme informações detalhadas pela secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SECTEL) de Parobé, Joana D’Arc Wittmann.

A responsável pela pasta ainda pontua valores que revelam a importância do esporte no dia a dia das crianças. “Todo esporte desenvolve uma série de habilidades. Não só socioemocional como também cognitiva. Percebemos o trabalho com o foco das crianças, as estratégias no campo, a questão da lateralidade, de se movimentar. O convívio com outras crianças além daquelas que habitualmente eles veem na escola. A participação das famílias. Então, existe uma integração”, citou.

Como surgiu

Joana esclarece que as aulas são gratuitas e o projeto em Parobé surgiu a partir de uma proposta apresentada por representantes da sociedade. “Nós ficamos bem felizes com a iniciativa deles em disponibilizar as vagas e elegemos as escolas Moisés de Souza Pires Mosmann, Idalino Pedro da Silva e Noemy Fay dos Santos que são mais centrais, para vermos a aceitação. A oportunidade foi oferecida aos alunos e de imediato as vagas foram preenchidas”, revelou.

IDEIA DE AMPLIAR A OFERTA

Duas alunas do projeto na primeira aula com uma das instrutoras | Foto: Divulgação

Atualmente, os estudantes que participam são de 5 a 12 anos. Joana, no entanto, relata que o município tem a intenção de expandir essa oferta. “A ideia é ampliar. Porque uma vez que se começa um projeto desse e há a identificação com a modalidade, existe uma vontade de continuar”, comentou. “Estamos trabalhando essa ideia de poder ampliar para outras modalidades de esportes. O tênis vem nessa linha”, concluiu a reflexão.
A partir desse início, a secretária explica que a Administração vai buscar alternativas e parcerias para fortalecer o projeto na cidade.