Para viabilizar retomada das aulas, Leite colocará todo estado em bandeira vermelha

Foto: Lilian Moraes

Estado – Diante da decisão judicial que impede a retomadas das aulas presenciais na bandeira preta do distanciamento controlado do RS, o governador Eduardo Leite deve classificar todas as regiões em bandeira vermelha nas próximas horas. A informação foi divulgada pelo jornal Zero Hora. Com a publicação de decreto previsto para esta terça-feira, poderão funcionar o ensino infantil e os anos iniciais do ensino fundamental.

Ao longo da manhã, Leite convocou uma reunião emergencial com deputados e prefeitos para tratar do assunto.

“Após análises dos grupos técnico e estudos, concluímos por ajustar a salvaguarda da bandeira preta no Estado. Ela continuará existindo, mas passará a ser acionada apenas quando o indicador de leitos atingir 0,35, depois de um ciclo de piora na disponibilidade, sendo desativada quando se observar um ciclo de pelo menos 14 dias de melhoria de leitos. A salvaguarda da bandeira preta regional será extinta – sendo mantida a da bandeira vermelha. Assim, todo o Estado estará em bandeira vermelha a partir da publicação de um novo decreto”.

A salvaguarda da bandeira preta determina que a cor preta deve cobrir o Estado sempre que a proporção entre leitos de UTI livres e leitos ocupados por pacientes de covid-19 for menor do que 0,35. Ou seja: cerca de uma vaga nas UTIs para cada três pacientes em tratamento intensivo para o coronavírus.

Instituída em 25 de fevereiro pelo governo do Estado, a trava que aciona automaticamente a bandeira preta em toda as regiões do Rio Grande do Sul tornou-se alvo de políticos, empresários e pais de alunos, que apontam a revogação do mecanismo como solução para a retomada das aulas presenciais.