Número de vagas para alunos do projeto integra, de Taquara, serão ampliadas em 2024

Foto: Igor dos Santos/Prefeitura de Taquara

Taquara – Melhorar a qualidade do ensino na rede pública e promover o melhor desenvolvimento acadêmico possível para os alunos é um dos principais objetivos da Prefeitura de Taquara, comandada pela prefeita Sirlei Silveira.

Para isso, uma das ações promovidas pela Secretaria Municipal de Educação, é a oferta de aulas em turno integral para os estudantes. Através do Projeto Integra, mais de 300 alunos da rede municipal de ensino já frequentam a escola nos dois turnos.

Para 2024, serão disponibilizadas mais vagas para o Projeto Integra, como complementação do contraturno escolar. A expectativa da Administração é de que, no ano que vem, o município chegue a 500 vagas disponíveis, somando as já existentes.

O Projeto Integra, como já diz o próprio nome, tem o objetivo de integrar os alunos por mais horas na escola, desenvolvendo múltiplas atividades. A secretária de Educação, Carla Silveira, destaca que o contraturno é uma oportunidade de enriquecer o aprendizado dos estudantes.

Escolas disponibilizam atividades no contraturno; expectativa é ampliar em 2024

A Escola Cívico-Militar, atualmente, oferece aulas em turno integral para cerca de 200 alunos do 6º ao 9º ano.

A AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil) Comunidade, que possui parceria com a Secretaria de Educação, oportuniza aulas em turno integral a mais de 100 alunos. As turmas atendidas pela AABB são divididas entre a Emef 17 de Abril, Emef João Martins Nunes e Colégio Municipal Teóphilo Sauer.

A partir de 2024, a Emef Zeferino Vicente Neves Filho também passa a contar com uma turma em tempo integral de aula.

Processo de seleção do Projeto Integra

Os alunos que participam do Projeto Integra, atualmente, são selecionados pela Secretaria de Educação, considerando o fato de viverem em situação de vulnerabilidade social.

A partir de 2024, além desse critério, serão selecionados alunos dos 2º e 5º anos que possuam maiores dificuldades de aprendizagem. Participar do Projeto Integra consolida a alfabetização e qualifica a leitura e escrita dos estudantes, facilitando, assim, o desenvolvimento acadêmico dos alunos.

Aprendizagem saudável

A secretária de Educação, Carla Silveira, destaca a importância do contraturno para os alunos. “Sabemos que a permanência por mais tempo na escola proporciona um desenvolvimento mais amplo e integral nas diferentes áreas do conhecimento, despertando diferentes linguagens dos estudantes, voltadas pro mundo artístico, dos esportes e desenvolvendo-os em um todo. É uma possibilidade de aprender e se divertir em um ambiente confortável e saudável”, enfatiza.