Nova metodologia de ensino estimula a independência das crianças e oferece novas experiências para alunos de Rolante

Crianças também são estimuladas a passar por obstáculos, como o labirinto Foto: Lilian Moraes

Oferecer maior autonomia para que as crianças possam aprender brincando, conforme suas necessidades e curiosidades.

É assim que a Secretaria de Educação e Esportes de Rolante está trabalhando desde 2021 para que os alunos da Educação Infantil conquistem sua independência através da aplicação de uma nova metodologia, que envolve a introdução de novos itens na rotina dos pequenos, como elementos da natureza, texturas, brinquedos que estimulem as mais diversas formas de exploração, oportunizando diferentes experiências.

Simone Tadiotto, responsável pela Educação rolantense, fala sobre o desenvolvimento do método no cenário municipal. “As crianças e os bebês são os protagonistas desta nova educação infantil. Desenvolvemos eles através dos seus interesses e curiosidades sobre o mundo. Não são mais atividades, são experiências ricas que eles vivem, não se usa mais o trabalhinho da folhinha, mas se possibilita outras experiências”, explicou. “A professora planeja muitas possibilidades e eles buscam o que lhes cativa mais para aprenderem”, afirmou Simone.

A cantoria rola solta dentro da barraquinha com os alunos e os personagens Foto: Lilian Moraes

Para ampliar a capacidade de compreensão, construção e elaboração

Jessica Juliana da Silva, coordenadora da educação infantil de Rolante, enfatiza os aspectos pelos quais o município investe neste novo método de ensino, citando fatores que fazem parte do que a educação considera importante no desenvolvimento dos alunos. “Acreditamos muito nessa metodologia de trabalho. Que é uma pedagogia participativa, da qual a criança constrói o seu conhecimento e vivencia experiências de espaços construídos pelos professores no seu planejamento”, detalhou Jessica. “São espaços significativos, os quais vão ampliar a sua capacidade de compreensão, construção, elaboração e automaticamente seu desenvolvimento integral, então acreditamos ser uma forma muito interessante de adquirir conhecimento para criança”, finalizou a coordenadora.

Quem vive, comenta

Karina Weyermüller, professora da educação infantil.
Pude notar uma grande diferença tanto para mim como professora, porque consigo observá-los mais, ver o desenvolvimento deles, como estão, o que eu tenho que proporcionar para poder desafiá-los, para se desenvolverem mais, como também a interação entre eles está melhor”.

Simone Tadiotto, secretária de Educação de Rolante.
Hoje os bebês e as crianças são os protagonistas dessa nova educação infantil, onde através da curiosidade, eles podem ter atitude e também buscam novos conhecimentos, transformando isso em uma educação prazerosa”.

Resultados

A professora do berçário da escola municipal de educação infantil Primeiros Passos, Karina Weyermüller, conta que os resultados na nova metodologia já podem ser percebidos. “Estão sendo muito enriquecedoras as minhas avaliações. Para as crianças, tem a questão de mexer mais em elementos da natureza, em texturas diferentes, os desafios… está sendo maravilhoso, muito bom e proveitoso estes espaços contextualizados”, pontuou.