Música é levada para alunos de Rolante por meio de iniciativa da SMEE

Closeup hand playing acoustic guitar

Cientes da importância de promover o contato dos alunos das escolas municipais com a música, a Prefeitura de Rolante, através da secretaria de Educação e Esportes, está proporcionado atividades para estudantes dos ensino fundamental e infantil.
Conforme detalhado pela SME, são contemplados aproximadamente 1.390 alunos, tanto através do projeto, desenvolvido nas EMEFs quanto para os alunos da educação infantil, com as oficinas de música.
À frente da pasta na gestão do prefeito Pedro Rippel, a secretária Simone Tadiotto enfatiza a importância de proporcionar esse encontro. “A música oportuniza contato e interação entre aqueles que os praticam. A criança e o adolescente que participam desse processo de musicalização tornam-se mais sociáveis, comunicam-se melhor e conseguem criar mais conexões mentais. Ou seja, a música estimula habilidades afetivas, motoras e intelectuais”, ressalta.
Na educação infantil, as oficinas iniciaram juntamente com o retorno presencial dos alunos. No fundamental, o projeto está sendo retomado gradativamente.
Gislaine Bauer, diretora da escola municipal de ensino infantil Gente Miúda, exalta a iniciativa da secretaria em possibilitar esse contato aos pequenos. “A proposta de trazer a música para dentro da escola, é muito válida. Porque de uma certa maneira ela vai estimulando, incentivando as pessoas a gostarem e fazendo com que as crianças também desenvolvam possíveis habilidades”, relata a diretora.

Secretária explica como acontecem os momentos

Promover momentos

De acordo com a responsável pela pasta, a secretaria percebeu que havia a necessidade de “oferecer atividades extraclasse, que visassem ao reforço escolar e que oportunizassem momentos prazerosos no retorno presencial à escola”, disse ela, fazendo referência a volta das crianças às aulas, após mais de um ano afastadas por conta da pandemia. “Verificamos que a música seria muito importante, uma vez que pode ser utilizada em vários momentos do processo de ensino-aprendizagem, permitindo avanços no desenvolvimento lúdico, criativo, emotivo e cognitivo”, conclui.