Multifeira em escola de Rolante proporciona aprendizagem e incentivo à educação

Rolante – A XIII Multifeira da Escola Estadual de Educação Básica Comendador Albino Souza Cruz, realizada no último sábado, 13, reuniu 37 trabalhos de diferentes áreas de pesquisa apresentados por cerca de 150 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

O que tem de diferente nisso se todas as escolas promovem suas Multifeiras ou Feiras de Ciências? A única resposta plausível é o amor. O amor dos professores de Ciências Naturais que organizaram o evento com tanto cuidado e carinho, com o incondicional apoio da direção da Escola, o amor de todos os professores envolvidos que orientaram seus alunos com maestria e dedicação para que, durante o evento, pudessem apresentar trabalhos realmente bem elaborados e de relevância, que encheram de orgulho os familiares que estavam na escola numa manhã fria e nublada apoiando e prestigiando o esforço dos alunos.

A Multifeira do Souza deixa um grande exemplo de envolvimento e valorização da comunidade, também, no momento em que consegue reunir 36 avaliadores voluntários, divididos em trios formados por um especialista (médico, dentista, engenheiro, arquiteto, historiador, professor, entre outros), um educador da escola que não seja professor dos alunos que seriam avaliados por ele e, ainda, um ex-aluno que tenha participado de outras edições da Multifeira.

Os trabalhos foram apresentados nas salas de aula, com a exclusiva presença dos alunos, professores orientadores e avaliadores. Quatro grupos em cada sala, com cadeiras para que os avaliadores pudessem sentar e assistir tranquilamente a cada apresentação. Foi um grande exemplo de respeito ao trabalho e à dedicação dos estudantes e de seus orientadores.

Durante as apresentações foram abordados diversos temas que realmente despertaram o interesse em saber mais de quem teve o privilégio de assistir aos trabalhos, como: efeitos da música no cérebro; automedicação; câncer de pulmão; alimentos transgênicos; LGBTfobia; sustentabilidade; obesidade infantil; feminicídio, futebol feminino e muitos outros.

Em tempos em que a educação e o trabalho do professor andam tão desvalorizados, a Multifeira da Escola Souza Cruz chega como um alento para quem acredita e aposta na educação pública de qualidade.

A classificação dos trabalhos é feita com base nos pareceres e notas dadas pelos avaliadores e as premiações são feitas por faixas: Ensino Fundamental: quarto e quinto anos, sexto e sétimo anos, oitavo e nono anos. Ensino Médio: primeiro ano, segundo ano, terceiro ano. As notas ainda estão sendo tabuladas e o resultado será entregue aos alunos no retorno das férias de inverno. É claro que os alunos devem estar ansiosos para saber o resultado. Os 150 participantes foram selecionados entre 633 que apresentaram num primeiro momento. Todos deram exemplo de postura, empenho e trabalho em equipe.

Texto: Edna Cardoso
Fotos: Escola Souza Cruz