Livro “Um Rio Chamado Paranhana” é lançado em Igrejinha

Lançamento do livro “Um Rio Chamado Paranhana”. Foto: Divulgação /PMI.

Por Rafaela Robinson Werb

Durante a programação da 20ª Feira do Livro de Igrejinha, foi lançado o livro chamado “Um Rio Chamado Paranhana”. A ideia e a concepção do projeto foram realizadas pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, através do Conselho Municipal de Meio Ambiente, e pela Secretaria de Educação de Igrejinha, com foco no tema “Rio Paranhana de Igrejinha”.

O Secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Igrejinha, Jéferson Corá, ressalta a alegria de fazer parte deste projeto. “O contato direto com os livros desperta nas crianças uma melhor percepção sobre o Meio Ambiente, especialmente neste livro que trata do cotidiano em que elas estão inseridas, com pontos específicos da nossa cidade”, afirma o secretário.

O artista Gê Mendes, autor, ilustrador e roteirista da obra, tem como personagem principal o jovem Lúcio, inspirado  no professor José Lúcio Stein Barth, homenageando sua trajetória na rede municipal e estadual de ensino e, em especial, seus 25 anos de atuação no Centro de Educação Ambiental Augusto Kampff (CEAAK).

Conforme Cristiane Martin, secretária de Educação de Igrejinha, o livro foi pensado e planejado para proporcionar às crianças um conhecimento amplo e diversificado sobre nossa cidade. “Para que tenhamos uma cidade melhor, precisamos desde cedo conscientizar e valorizar as ações que contribuem para a preservação do meio ambiente. O livro foi desenvolvido especialmente para isso, educar e conscientizar com bons exemplos, com foco no nosso Rio Paranhana e na realidade local, levando o leitor para o mundo mágico de ‘Um Rio Chamado Paranhana’, tão próximo de nós”, destaca Cristiane.

O Projeto surgiu do desejo de oferecer à comunidade um material que contemplasse questões importantes da atualidade, entre elas, o cuidado com o meio ambiente e com o Rio Paranhana. Dessa forma, o roteiro do livro enfatiza a necessidade da consciência ambiental com pontos atuais do meio ambiente de Igrejinha.

O lançamento também contou com um momento de autógrafos entre o autor e as crianças, e mais de 3 mil exemplares foram distribuídos gratuitamente para os alunos da rede municipal e estadual de ensino de Igrejinha.