Lançado livro sobre a história de Parobé

Foto: Divulgação

Parobé – Na noite de quarta-feira (11), foi realizado o lançamento do livro “Parobé, Minha Cidade Tem Memória”, que conta a história do município. A obra literária foi desenvolvida pelas escritoras Lígia Mosmann, Eloísa Elena da Silva e Eduarda Guilhermano da Rocha, que representam três gerações do município. O livro foi adquirido por meio de doações de patrocinadores da região.

O livro, que não era atualizado há 20 anos no município, conta a história de Parobé desde 1834, quando as terras ainda eram dos estancieiros, passando por fatos históricos, econômicos e políticos até chegar aos dias atuais. De acordo com um decreto municipal de 2019, a obra está incluída no currículo escolar do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, na qual também é considerado patrimônio Histórico Cultural de Parobé.

Para a prefeita interina Maria Eliane Nunes (MDB), é um momento muito especial estar no lançamento desta obra que conta a história do município. “São três diferentes gerações com o mesmo objetivo, fazer com que cada cidadão desta cidade se identifique com o nosso município, sabendo do seu passado para construir um futuro melhor”, disse Maria Eliane. “Esse livro é uma porta para o futuro e progresso de nossa cidade, porque contamos com o turismo como braço forte da cidade e nós precisamos aproveitar isso”, disse a coordenadora de Cultura Josélia Vianna.

Na ocasião, houve a leitura da oração escrita por Leila Gil no livro, a apresentação do Coral da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias, vídeos de homenagens as escritoras e a Josélia Vianna, a entrega de uma homenagem ao ex-prefeito Municipal Irton Feller, por três edições do livro realizadas durante seus quatro mandatos como chefe do executivo, além da sessão de autógrafos.

Texto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Parobé