Instituto Desenvolver de Igrejinha forma sua primeira turma

Igrejinha – Desenvolvimento pessoal, comunicação, educação financeira, empreendedorismo e inovação. Essas foram as áreas de aprendizagem abordadas no curso de Educação Empreendedora, promovido pelo Instituto Desenvolver nos meses de julho, agosto e setembro. No primeiro dia do Fórum de Debates pelo Desenvolvimento, realizado de 1º a 03 de outubro, aconteceu a formatura dos estudantes que participaram desta primeira turma. Contando com a presença de pais, familiares e dos professores voluntários, a noite foi de emoção! Foram 27 jovens entre 14 e 18 anos, alunos da rede pública municipal e estadual que participaram do projeto pioneiro na região.

Projetos premiados pela Feevale

Com o objetivo de apresentar solução para problemas do dia a dia, os alunos tiveram que criar um projeto, empresa ou serviço. Antecedendo a formatura, sete grupos apresentaram suas criações sendo elas: (re)significar; Looking for a job; ICCN (instruções de como criar um negócio); RentALL; NAVE; Agrifood e Guia Financeiro. Em forma de pitch – uma apresentação direta e curta, com o objetivo de vender a ideia da sua startup para um investidor – eles mostraram suas propostas e foram avaliados por critérios como ideia inovadora, validação da proposta e exploração de mercado, entre outros.

Coube ao júri formado por Gustavo Piardi (Coordenador do Feevale TechPark), Daniel Bagesteiro (Técnico do Projeto de Atendimento Individual do Sebrae ), Tainan Caballero (Co-fundador e desenvolvedor de Negócios na NEW-e) e Roberto Streit de Souza (Gerente da Agência do Sicredi Igrejinha)  a missão de escolher os melhores projetos. O primeiro lugar foi conquistado pelo grupo RentALL, que desenvolveu um App para aluguel de itens que ficam mais tempo guardados do que em uso, e recebeu como prémio a pré-incubação na Feevale TechPark. O segundo colocado foi o Agrifood, um App de entregas de produtos da agricultura familiar, e o terceiro ficou com ICCN, que traz instruções de como criar um negócio. Os alunos destes dois projetos carimbaram suas entradas no Pílulas da Inovação, da Universidade Feevale.

Foto: Natanel Engel