Inscrições para cursos técnicos no Cimol vão até dia 25 de julho

Escola Técnica Estadual Moneiro Lobato. Foto: Matheus de Oliveira

Região – Quem busca a oportunidade de agregar novos conhecimentos ao currículo tem até o dia 25 deste mês para se inscrever nos cursos técnicos oferecidos pelo Cimol. As vagas são destinadas a alunos que já tenham concluído o ensino médio.

São seis cursos disponíveis: eletrônica, eletrotécnica, mecânica, design de móveis, técnico em móveis e informática. “Todas as vagas são para o período noturno. No diurno estuda o pessoal que se formou no fundamental e faz o médio e o técnico em conjunto”, explica o vice-diretor Tiago Mosmann.

As inscrições podem ser feitas presencialmente na escola ou pela internet. Para isso, basta acessar o site www.educacao.rs.gov.br e clicar em “chamada pública escolar” e após em “ficha de pré-matrícula ou inscrição”. É preciso, então, escolher o curso desejado e aguardar a confirmação sobre a prova de seleção. Após o período de inscrição, a própria escola fará a divulgação dos cursos que terão prova de seleção. O teste ocorre no dia 1º de agosto.

No período de 9 a 13 de agosto os aprovados devem ir até a escola para realizar a matrícula — momento em que são escolhidas quantas e quais disciplinas serão cursadas.

Mais informações sobre os cursos

O curso técnico em móveis foi desenvolvido com o objetivo de atender as necessidades do mercado moveleiro da região, dando ao aluno a oportunidade de aprender leitura e interpretação de projetos, desenho de móveis e ambientes. O curso conta com todo o maquinário, ferramentas manuais e elétricas que uma marcenaria necessita. Desenvolvem-se móveis de madeira de reflorestamento, MDF e diversos laminados, obedecendo às normas de higiene e segurança do trabalho.

Já o de design em móveis forma profissionais capacitados para desenvolver novos produtos, baseando-se no estudo de tendências e de mercados. O profissional pode atuar de forma autônoma ou em escritórios especializados.

Eletrônica, mecânica e informática

No decorrer do curso de eletrônica, o aluno interpretará circuitos analógicos e digitais; utilizará softwares para desenvolvimento de projetos e empregará sistemas utilizando variadas linguagens de programação. Como técnico em eletrônica, o aluno poderá trabalhar nas áreas de manutenção industrial, automação e robótica. Também poderá atuar com elaboração de projetos, programação, manutenção de computadores e celulares.

O técnico em mecânica forma um profissional responsável por projetar e fabricar máquinas e equipamentos. Ele também será capaz de realizar manutenção e automação em plantas industriais. Durante o curso, o aluno trabalho com torneamento, fresamento e soldagem de peças; realiza a programação e operação de máquinas CNC, além de desenvolver projetos CAD e impressão 3D

Já o técnico em informática tem foco no desenvolvimento de sistemas para diversas plataformas (web, dispositivos móveis, computadores pessoais).