Igrejinha é destaque na região com notas alcançadas no Ideb

Ideb mede o índice de desenvolvimento da educação básica do país. Foto: Lilian Moraes

Igrejinha teve um resultado de destaque na avaliação que mede a qualidade da educação básica em todo o país. Nos anos iniciais do ensino fundamental, que inclui da 1ª à 5ª série, o município alcançou a média de 6,6. Nos anos finais, a nota foi a melhor do Vale do Paranhana, de 5,9.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador que relaciona as taxas de aprovação escolar, obtidas no Censo Escolar, com as médias de desempenho em língua portuguesa e matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Para o prefeito Leandro Horlle, a manutenção dos índices de avaliação é positiva, especialmente se considerado o contexto da pandemia. “Ela trouxe muitas dificuldades, em vários momentos ao longo do período que antecedeu a avaliação os alunos, não puderam ter aula presencial e a gente sabe que nem todos dispunham de tecnologia e do acompanhamento necessário para manter o nível das frequências escolares”, frisa.

A escola com a maior nota para os anos iniciais foi a Anita Garibaldi, com 6,9, acima da média do município. Já para os anos finais do ensino, a melhor nota ficou com a escola Lajeadinho, com 6,4. Os dados foram retirados do portal do Inep, do Ministério da Educação.

Ferramentas para o ensino
O prefeito explica que o município ofereceu ferramentas para a recuperação dos conteúdos perdidos pelos alunos. “Temos o projeto Alfa, que faz a ampliação da carga horária dos alunos no início do fundamental e ampliação para as turmas de 4ª e 8ª série. Em relação ao período mais crítico da pandemia, tivemos um programa de acompanhamento para as crianças que estavam exclusivamente no ensino remoto. Contratamos profissionais para fazer acompanhamento desses alunos, tivemos equipe exclusiva, o que fez com que diminuísse o distanciamento do conteúdo”.

Como funciona a avaliação
Os resultados do Ideb 2021 para escola, município, unidade da federação, região e Brasil são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram do Saeb 2021 e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2021. O cálculo do Ideb 2021 segue a mesma metodologia proposta em 2007 e que vem sendo utilizada de forma inalterada ao longo dos anos, com o objetivo de manter a comparabilidade do indicador. Os índices foram apresentados na sexta-feira (16), em um evento realizado em Brasília.