Igrejinha abre licitação para construir nova escola

Projeto 3D de como será a nova escola. Foto: Divulgação / Prefeitura

Igrejinha – A estrutura abandonada da antiga CNEC, no centro de Igrejinha, dará lugar a uma nova escola de ensino fundamental para a rede municipal. Isso é o que projeta a prefeitura com a abertura de uma licitação para construção da EMEF. O investimento necessário para a obra é estimado em R$ 2,5 milhões.

“O prédio atual está com grande parte da sua estrutura condenada. Desta forma, ele será demolido e terá aproveitamento somente da cobertura da quadra de esportes”, explica o secretário de Planejamento, Jeferson Corá. A nova escola será denominada Jahir Arthur Wallauer, ex-prefeito da cidade, e terá 1.121 m² de área, divididos em dois pavimentos.

Serão atendidos os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental e também funcionará no espaço o Centro de Atendimento Escolar (CAE), que dá suporte para mais de 200 crianças com déficit de aprendizagem, oferecendo fonoaudiologia e psicopedagogia, entre outras atividades.

O investimento no local é possível após uma ação judicial para desapropriação do imóvel, por estar em desuso desde 2009 e sua utilização ser de interesse público. Vencedora da ação, a Prefeitura precisou desembolsar, ainda, R$ 1,2 milhão para aquisição do espaço.

Melhor acesso
O prefeito Leandro Horlle (PP) frisa que o investimento vai permitir que o município tenha uma escola de ensino fundamental no centro da cidade. “É um local em que a cidade ainda não dispõe de nenhuma estrutura para educação. Várias crianças da região central estudam em escolas municipais, mas em outras localidades, como os bairros 15, Moinho e Saibreira. A inauguração desse prédio vai permitir que elas estudem onde residem”. A licitação está em andamento, com a abertura das propostas marcada para 6 de outubro. A previsão é que as obras iniciem na segunda quinzena de novembro, com prazo para conclusão de um ano.