Histórico: Igrejinha registra sobra de vagas nas escolas de educação infantil

Etapa creche abrange crianças de 0 a 3 anos Foto: Divulgação

Vagas sobrando na educação infantil. Pela primeira vez na história de Igrejinha, no momento, esse é o cenário da cidade quando se trata do assunto.
E ainda que seja uma situação comemorada atualmente, os esforços para atingir esse nível começaram há anos, conforme cita o prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle. “É um trabalho de longo prazo, que vem com o aumento de espaços em algumas escolas e culminou agora na inauguração da Escola Municipal de Ensino Infantil João Henrique Alfredo Grings, quando foram acrescentadas 100 vagas na rede. Isso permitiu tivéssemos o início do ano de 2022 com disponibilidade imediata”, pontua o prefeito Leandro Horlle.
Antes disso, outro aspecto que consequentemente contribuiu para o êxito foi o fato de o município ter zerado a fila de espera da educação infantil, o que aconteceu em 2019 com a inscrição de 1988 crianças na época, atingindo um número recorde de matrículas.
Questionado sobre a atual situação no município, Horlle comenta. “Então, nós vemos isso de uma forma inusitada, mas também uma maneira a reconhecer todo o esforço que fizemos. Porque acredito que isso não é só inédito na região, pode ser algo inédito no Estado e talvez seja um dos únicos municípios do Brasil que hoje os pais ou responsáveis podem procurar a vaga na educação infantil e na mesma semana são atendidos”, conclui o chefe do executivo.

Informações sobre como inscrever

Em material divulgado nas redes sociais do município, a administração convoca a população a preencher as vagas. Inscrições podem ser realizadas na central de vagas da secretaria de Educação, no Centro Administrativo Lauri Auri Krause (localizado na Avenida Ildo Meneghetti, n.º 757 – 15 de novembro).
Os atendimentos são realizados toda quarta-feira, das 12h às 18h30 e na sexta-feira das 9h às 14h.
Para efetivar a inscrição é necessário portar a certidão de nascimento da criança; documento com foto do pai e da mãe e comprovante de residência no nome de um dos pais.

Autoridades analisam momento

Cristiane Martin, secretária de Educação.
“É uma conquista que vem sendo planejada e executada nos últimos anos, construindo escolas e ampliando as escolas existentes, bem como aumentando o quadro de profissionais, visando sempre qualificar o atendimento ofertado as crianças.”

Leandro Horlle, prefeito de Igrejinha.
“Com certeza ficamos muito contente, porque a educação é um direito básico de toda a criança e sabemos o quanto isso faz diferença. Poder, logo nos primeiros meses de vida, já ter acesso a um local com infraestrutura adequada. Ressalto também que não são só as vagas, todas as escolas contam com toda a estrutura necessária e permanentemente qualificamos a estrutura física e profissional para atender essas crianças”.

Prefeito externa satisfação

Leandro Horlle manifesta também o sentimento de satisfação da administração com relação ao momento vivido no município. “Com certeza, nós ficamos muito contentes, porque a educação é um direito básico de toda a criança, e sabemos o quanto isso faz diferença. Poder, logo nos primeiros meses de vida, já ter acesso a um local com infraestrutura adequada”, pontua o prefeito.
O chefe do executivo também atribui a fase a constante qualificação das estruturas escolares da rede municipal e complementa exaltando a segurança que o momento oferece para a administração para uma continuidade do trabalho. “Ressalto também que não são só as vagas, todas as nossas escolas contam com toda a estrutura necessária e a gente permanentemente qualifica também a estrutura física e profissional para atender essas crianças”, cita Horlle. “Então é uma grande satisfação que a gente tem de ter essa realidade hoje, que foi tão sonhada e almejada durante anos no município de Igrejinha. Ela funcionando, plenamente em vigor agora. Isso dá uma tranquilidade para poder projetar e planejar os próximos investimentos, sabendo que essa situação está resolvida”, finaliza.