Guia Volta às Aulas: Rolante, voando alto em direção ao melhor para os alunos

O início de um ano letivo é carregado de significados. Seja para os alunos ou para os professores, o momento de retomada das aulas marca um novo ciclo. Para que este recomeço se torne tão especial quanto os anteriores, Rolante promoveu na primeira semana de fevereiro seminários para recepcionar os professores da rede municipal de ensino.
No dia 1º foi a vez de 250 docentes das escolas infantis assistirem o seminário “Voe Alto”, que incentivou os profissionais a “voarem” sobre os obstáculos e proporcionarem atividades diferentes aos alunos. “Nossos profissionais estão em constante atualização através de capacitações que oferecemos. Acreditamos e apostamos no potencial de cada um para desempenhar o seu trabalho. Sabemos que eles estão aptos a fazer o seu melhor diariamente e a voar por cima dos obstáculos que venham a surgir no dia a dia”, comenta a secretária de Educação, Esportes e Turismo, Simone Tadiotto.
Já no dia 8, 205 professores do ensino fundamental participaram de um seminário de mesmo tema.
O prefeito Pedro Rippel deu as boas-vindas a todos e agradeceu o empenho de cada um no ano de 2022. “Queremos que este seja mais um ano de muito trabalho feito com amor, união e carinho para nossos estudantes. Contem comigo e com a secretária Simone e a equipe dela para que possamos enfrentar os desafios que podem surgir ao longo do caminho”, destaca.
Em ambos os dias, palestras dentro de cada contexto escolar foram ministradas por profissionais convidados.

 

Disciplina de turismo em 2023

Alunos e professoras na Cascata das Três Quedas, ponto turístico que recebe intensa visitação em todas as épocas do ano | Foto: Divulgação/SMEET

Ao longo do tempo, o turismo rural foi se consolidando como um dos principais pilares econômicos de Rolante. Para incentivar esse setor em seus mais diversos aspectos, a Secretaria de Educação do município implantou uma novidade em 2023: a disciplina de turismo, que será realizada com os quintos anos das escolas da rede municipal de ensino em dois períodos de aula por semana.
A ideia vai ao encontro de projetos já realizados na cidade e que apresentam a cultura e a riqueza de belezas naturais que Rolante preserva. “A iniciativa surgiu justamente a partir destes projetos que acontecem no Morro Grande e na escola General Osório. Queremos trabalhar essa iniciativa neles também, do gosto pelo turismo de Rolante. Motivá-los para poder ajudar na divulgação e, quem sabe, futuramente estarem empreendendo dentro do turismo local”, cita a secretária Simone.