Guia Volta às Aulas: Riozinho acreditando na educação

Foto: Divulgação/Prefeitura de Riozinho

Confirmando o empenho da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED) em proporcionar um ambiente ainda mais acolhedor e qualificado em Riozinho, encerra-se nesta semana uma inciativa inédita no município e que foi um sucesso no período de férias escolares: o Projeto Verão.
Criado para atender estudantes no período de recesso, o projeto recebeu aproximadamente 60 alunos, que em período integral, foram acolhidos nas salas do Ginásio Ribeirinho para atividades em que realizaram exercícios físicos, participaram de gincanas e se divertiram sob a supervisão de profissionais da educação, altamente qualificados para atender os pequenos.
Aproveitando o sucesso do Projeto Verão e pensando em expandir a oferta das atividades no contraturno escolar, em 2022, será implementado o turno integral em cinco escolas de Riozinho: Castro Alves, Ulisses Guimarães, Padre Manoel, Monteiro Lobato e Menino Deus.
Leonardo Trevizani, coordenador pedagógico da SMED, explica que nestes educandários, em cada dia da semana, os alunos terão variadas atividades extraclasse, como música, computação, reforço, brincadeiras dirigidas, culinária, inglês, dança, artes, esportes e sarau. “Todas essas atividades serão ministradas por professores diferentes, que terão o seu tempo por dia em cada escola”, conta. “As demais escolas não terão, pois não teremos alunos para suprir essa demanda”, finaliza Trevizani.
O secretário responsável pela pasta, Gilnei do Santos, revela que o ano será de novidades na Educação. “2022 começou com tudo aqui na secretaria. Além de todas as coisas boas que já tínhamos ofertado para a comunidade no ano passado, esse ano nós continuaremos com elas assim como outras, novas, mas tão boas quanto”, conta Santos.

Começando o novo ano letivo com tudo

Para 2022, a secretaria já anunciou inúmeras novidades: instalação de ares-condicionados em todas as nove escolas do município, proporcionando uma melhor qualidade de vida para todos os alunos, professores e servidores das escolas; mudança no cardápio das merendas; instalação de cadeiras de alimentação nos berçários das escolas infantis; introdução do garfo e faca para alunos a partir dos três anos de idade e aquisição e instalação de buffets nas escolas infantis e outras três escolas que passarão a contar com ensino integral.
De acordo com a Prefeitura, os dispositivos foram instalados para que as crianças tenham maior autonomia na escolha dos alimentos e também se servirem sozinhas, além de contribuir com o fato de que a comida permaneça sempre quentinha.

Pinturas nas escolas

O trabalho de pintura nas escolas também é uma novidade de 2022. Este ano, conforme a secretaria, todos os educandários serão pintados interna e externamente.

Profissional comenta sobre a aquisição dos buffets

Foto: Divulgação/Prefeitura de Riozinho

“A aprovação do buffet foi muito boa logo no primeiro dia. Algumas crianças no primeiro momento mostraram dificuldades, mas logo depois apresentaram curiosidade em aprender a se servir sozinhas. Além da autonomia, agora as refeições sempre estarão quentinhas, lembrando que em algumas escolas as refeições duram entre 40 minutos e 1 hora e 15minutos, dependendo da quantidades de turmas”, destaca a nutricionista Natália B. Fernandes.
O que foi mudado na educação infantil, também, é que a salada agora fica na mesa, junto com as crianças. A visualização é melhor e assim, o professor consegue incentivar mais o consumo, já que ele também faz as refeições junto com as crianças.