Guia Volta às Aulas: Mais de 4 mil kits entregues em Igrejinha

O relógio marcava 7h15 quando os portões abriram e anunciaram o retorno das aulas em Igrejinha. Em 2023, mais de 4 mil alunos da rede municipal de ensino fundamental voltam a movimentar as instituições de ensino da cidade. E se a ansiedade por um novo ano estava alta, um fator especial marcou o momento: a entrega de materiais escolares por parte da prefeitura.

Na manhã de segunda-feira (13), o prefeito Leandro Horlle acompanhou a chegada dos estudantes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Cruz, os recepcionando juntamente com a equipe diretiva e, de uma forma simbólica, entregou kits para turmas dos anos iniciais, registrando a realização de um feito marcante no município, pois é a primeira vez na história que a Administração viabiliza materiais escolares para todos os alunos da rede.

Ao Grupo Repercussão, o chefe do Executivo Municipal fala sobre o ano letivo e destaca a conclusão do Centro Municipal de Atividades Educacionais (CEMAE) Aprender como uma das prioridades da Administração para 2023. “A expectativa é positiva. Nós vamos ter um ano repleto de atividades focadas na qualidade de ensino, trabalhando para que as crianças que tiveram alguma dificuldade durante a pandemia possam retomar o currículo normal, que elas possam estar inseridas com as demais crianças na grade curricular”, salienta Horlle. “É um ano de qualidade, em que a gente vai manter o ritmo de melhorias nas escolas e também priorizar até o fim deste ano a entrega do novo contraturno, o CEMAE. Com isso, vamos praticamente duplicar o número de vagas para o contraturno escolar ainda este ano”, finaliza.

Campanha para a rede estadual

O trabalho para a arrecadação de materiais escolares não terminou. Isso porque, ainda que todos os alunos da rede municipal de ensino fundamental tenham recebido seus kits, o município quer atender também os estudantes do mesmo período de ensino, mas da rede estadual.
Conforme a primeira dama, Carla Horlle, que está realizando uma campanha através do seu gabinete, de 500 a 600 kits são necessários para que todos sejam atendidos. Por isso, uma ação está sendo promovida desde o início de janeiro e quem puder contribuir pode fazer contato com a prefeitura, ou entregar diretamente no Centro Administrativo Prefeito Lauri Auri Krause, na Av. Ildo Meneghetti, 757, bairro 15 de novembro, de segunda a quinta-feira, das 12h às 18h30, e nas sextas-feiras, das 09h às 14h. “Como as escolas estaduais começam as aulas na última semana de fevereiro, ainda conseguimos receber as doações e toda ajuda que chegar é bem-vinda”, ressalta Carla.
Segundo o prefeito, a meta de kits para os alunos das escolas estaduais está próxima de ser batida.

Sobre a iniciativa, por vários olhares

É a primeira vez na história da nossa cidade que o município faz a entrega de kits de material escolar para todos os alunos, com mochila, estojo, borracha, lápis, caderno, materiais básicos para uso no dia a dia”.

Leandro Horlle, prefeito de Igrejinha

 

Acredito que é uma iniciativa interessante do município de Igrejinha para os nossos alunos, porque além de todos terem material igual, ele também coloca uma organização de material básico, de que todos tenham material. Inicialmente vai ser muito bom”.

Júlio Gomes, diretor da Escola Osvaldo Cruz

 

É uma iniciativa de se parabenizar, pois não é todo mundo que consegue fazer o que Igrejinha está fazendo. Não só pelas minhas duas filhas, mas por todos os alunos e pais, que também acabam ganhando com isso”.

Raquel Eloy, mãe de alunas