Guia Volta às Aulas: Investimento e valorização da educação em Riozinho

Mantendo o empenho da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED) de Riozinho em proporcionar um ambiente ainda mais acolhedor e qualificado para seus alunos, o início do ano letivo na cidade começou, em partes, no dia 9 de janeiro, com a abertura das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei’s) em tempo integral.

 

Criado para atender estudantes no período de recesso, o “Projeto Verão” também teve inicío em janeiro. Este, por sua vez, é como uma colônia de férias que recebe alunos da Educação Infantil ao quinto ano em turno integral. Ao longo dos dias, atividades variadas foram propostas aos pequenos, como exercícios físicos, participações em gincanas, além da diversão sob os cuidados de profissionais qualificados para atender os alunos. “São atividades pedagógicas, mas em formato de oficinas”, menciona o secretário de Educação, Gilnei Dos Santos, que também comenta que as crianças recebiam as quatro refeições diárias.
Os professores da rede municipal também tiveram seu momento para adquirir ainda mais conhecimento ao participarem de uma formação oferecida pela prefeitura. “Começamos com formação pedagógica com toda a equipe em um momento e em momentos separados cada um dentro do seu componente curricular. Tivemos também um grande encontro, o Seminário de Verão, onde todos os funcionários da pasta se reuniram para uma palestra com um palestrante renomado”, comenta o secretário.
Durante a primeira semana das atividades, o prefeito de Riozinho, Marquinhos Pretto, visitou todas as Emei’s da cidade.

Volta às aulas pensada nos estudantes

A volta às aulas para todos os estudantes da rede municipal de ensino de Riozinho ocorreu na segunda-feira (13).
O retorno também foi marcado pelo reinício do “Projeto do turno integral”, oferecido também pela Prefeitura. “É muito parecido com a colônia de férias, ou seja, todos os alunos que não tem onde ficar no contraturno podem ficar na escola no turno integral. Eles recebem almoço, lanche no outro turno e também participam de atividades monitoradas”, comenta o responsável pela pasta, que também diz que são oferecidos aos alunos aulas de balé, danças rítmicas, futsal, taekwondo. A Secretaria também disponibiliza o transporte de ida e volta para a escola, já que as atividades extraclasses ocorrem, normalmente, nas salas do Ginásio de Esportes do município.
As aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também teve início na última semana no município. “Nós temos em torno de oitenta alunos (na EJA). Quase 10% da população de Riozinho estudou ou estão estudando na EJA nesses últimos três semestres”, finaliza Gilnei.