Guia Volta às Aulas: Dorothea Schäfke, em constante evolução e sem perder a essência

Foto: Divulgação/Dorothea Schäfke

Há 92 anos sendo referência e auxiliando na formação de crianças e jovens de toda a região, o Centro Sinodal Dorothea Schäfke inicia 2023 com inúmeras novidades. Como habitualmente acontece no começo das atividades letivas, a instituição realiza melhorias na infraestrutura para melhor atender toda a comunidade escolar.

O destaque deste ano vai para a execução de melhorias na recepção e setor administrativo da escola, visando uma maior segurança na portaria de acesso pela recepção e também uma maior organização e conforto dos setores de secretaria, tesouraria, recursos humanos e TI. A área coberta ganhou uma mini quadra de futebol feita com material anti-impacto e a rampa de acesso à cantina também foi revestida com este material. Estas melhorias fazem parte de um projeto arquitetônico que abrange toda a Unidade I e que conta com a parceria do escritório de arquitetura, cujo um dos sócios arquitetos é também um dos professores da língua adicional da escola (inglês), Alexandre Boff. “O Dorothea vem há muito tempo entendendo que vivemos um tempo de transição, que requer mudanças profundas na educação em todos os aspectos. Um destes é referente a infraestrutura dos ambientes da escola, pontua a diretora Simone Weber. “Após intensas conversas e vivências, começamos a mudança pela área da recepção, para oferecer mais segurança, conforto e condições mais adequadas de trabalho aos nossos funcionários”, cita Simone, se referindo às obras que estão acontecendo na unidade I.
Já na unidade II, a diretora revela que neste ano a escola vai proporcionar aos pequenos a companhia de alguns animais. “Já na segunda-feira, os alunos encontraram um espaço na pracinha para a permanência das mascotes, cujas espécies foram surpresa”, conta.

Bilingual School

Um dos inúmeros diferenciais do Dorothea é o ensino bilíngue. Atualmente, a língua inglesa é desenvolvida na escola através de um programa que, segundo a direção, tem gerado frutos muito positivos desde a sua implantação. No entanto, o Dorothea segue se preparando para tornar-se uma instituição bilíngue. “O Dorothea aguarda pela homologação das novas diretrizes para o ensino de línguas adicionais no Brasil, que considera uma escola como bilíngue a partir de 30% da carga horária semanal de aulas ministradas na língua adicional no Ensino Fundamental e 20% no Ensino Médio. “Já atingimos o percentual de 30% no Ensino Fundamental e, a partir de 2023, também passamos a oferecer o high school do 9º ano do EF em diante, propiciando aos jovens interessados uma segunda certificação no Ensino Médio (além da certificação do Ensino Médio no Brasil, o estudante tem o Ensino Médio certificado também nos EUA ou no Canadá, conforme a preferência das famílias)”, explica Simone.
A unidade I da escola fica localizada na rua Pinheiro Machado, nº 1223, no Centro de Taquara. O telefone para contato é (51) 3542 2202.

 

Mensagem

Na expectativa para mais um ano de aprendizagens, a diretora também deixa uma mensagem para toda a comunidade escolar que fará parte da instituição em 2023. “Sabemos que a educação vive tempos de imensos desafios. Seguimos buscando caminhos, conectados ao mundo, sem perder a nossa essência, de valorização do conhecimento, buscando contribuir com a formação de crianças e jovens do Vale do Paranhana, alicerçados na fé, na esperança e, sobretudo, no amor ao ser humano ”, reflete Simone.