Governo permite retorno presencial das aulas em todos os níveis de ensino

Foto: Lilian Moraes

Estado – Em edição extra do Diário Oficial do Estado de terça-feira (27/4), foi publicado o Decreto 55.856, que institui mudanças no modelo de Distanciamento Controlado. Uma das principais e motivo de inúmeros debates nos últimos dias é a volta presencial das aulas, que fica permitida em todos os níveis de ensino. O retorno não é obrigatório e poderá ser definido pelos pais e responsáveis dos estudantes. Quem optar por seguir em casa deverá dar sequência às atividades propostas pelo modelo de ensino remoto.

As escolas que permitirem o retorno presencial deverão seguir as regras sanitárias estabelecidas em portaria conjunta das secretarias da Educação e da Saúde, além de observar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre classes, carteiras ou similares, uso de materiais individuais, e vedação de atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico.

Estão permitidas, também, aulas de cursos de ensino profissionalizante, de idiomas, de arte e cultura e de música. Aulas de esporte, dança e artes cênicas precisam seguir as regras das atividades de ensino e os protocolos de serviços de educação física e/ou clubes sociais, esportivos e similares.