Formação continuada em diferentes níveis marca o primeiro trimestre do ano na educação de Taquara

Taquara – Em um esforço contínuo para elevar a qualidade do ensino, a Secretaria de Educação de Taquara tem se dedicado à promoção de oficinas de capacitação e formações destinadas aos professores da rede municipal de ensino.

A jornada teve início com o evento de abertura na Faccat, que contou com a participação de aproximadamente 1.100 profissionais da educação. Com mais de quatro horas de programação, a formação contou com a palestra do jornalista Luciano Potter, seguida de um poket show da dupla Claus e Vanessa. Durante o evento foram abordados temas essenciais, como motivação, autoestima e os desafios da inovação no século XXI.

Formações e oficinas

Na última semana, foram realizados encontros por turma com foco na formação dos professores do 1º ao 5º ano da rede municipal. A agenda abordou a elaboração de atividades lúdicas, o planejamento das avaliações externas do Saers e do Saeb, além do uso das plataformas digitais para auxiliar no planejamento. Os professores receberam orientações sobre como enfrentar os desafios apresentados pelas avaliações externas.

Para professores do 4º e 5º ano, destacou-se, também, o bicentenário da imigração alemã no Brasil. Douglas Kaiser, secretário de Desenvolvimento Econômico e membro do grupo coordenador, compartilhou informações sobre a imigração no município durante sua apresentação.

Além disso, foram oferecidas oficinas de Hockey para os professores de Educação Física, e uma formação específica sobre as atribuições dos auxiliares de educação inclusiva, abordando seus papéis e os desafios enfrentados.

Encontro de formação continuada, em Taquara
Fotos: Divulgação/PMT

Fortalecendo os laços e elevando os padrões educacionais

Entendemos que a formação continuada é essencial para refletir sobre nossa prática docente. Organizamos grupos de diferentes tamanhos, adaptados aos anos de atuação, para promover reflexões em contextos variados. Quando nos sentimos seguros e capacitados, nosso trabalho reflete positivamente na educação de Taquara.

Carla Amaral, secretária de Educação.

Além de ser de grande valia para o crescimento profissional, mantendo os profissionais da Educação de Taquara, atualizados e em constante formação, estes encontros permitem que todas as escolas sigam a mesma linha de trabalho, estejam em sintonia e tenham o acolhimento necessário para darem conta das muitas demandas enfrentadas diariamente.

Vilma Sant’Ana Bastos, diretora da EMEF Dr. Alípio Sperb.

Por Kainã Bohn