Faccat é conceito máximo na avaliação do MEC

Delmar Backes é diretor-geral da Faccat há 40 anos

Por Jauri Belmonte

Taquara – Educação de excelência. As Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) tiveram nota máxima na avaliação institucional feita pelo Ministério da Educação (MEC). A informação foi recebida com alegria, nesta quarta-feira (3), pelo diretor-geral da instituição, Delmar Henrique Backes.

“Trabalhamos nesta direção, com seriedade e comprometimento com nosso aluno. Pois sempre buscamos auxiliá-los em todos os aspectos. Sem contar que estamos comprometidos em fazer uma gestão com sustentabilidade, sem dificuldades financeiras”, frisa Backes, que está à frente da Faccat há 40 anos.
Três representantes do MEC estiveram na Faccat, para avaliação, entre os dias 26 e 28 de abril. Para ter o conceito máximo, foram avaliados os seguintes itens: qualidade do ensino (extensão e pesquisa), qualificação do corpo docente, gestão da instituição, envolvimento dos acadêmicos, e infraestrutura (como laboratórios e acessibilidade).

Entre graduação, pós-graduação e mestrado, a Faccat soma 22 cursos. A instituição atua de forma direta em 15 municípios, nas regiões dos vales do Paranhana e Sinos, além das regiões das Hortênsias e Litoral. Hoje, conta com aproximadamente 4 mil alunos e 150 professores. “Nessas comunidades, temos um trabalho de extensão e colaboração”, garante o diretor.

 

TEM O DNA DA REGIÃO

Mais que uma avaliação rigorosa do MEC para estimar a nota cinco, e corroborar para que a Faccat (e a cidade de Taquara) se complementem como polo educacional, Delmar garante que o conceito máximo corrobora para o DNA da instituição. “Temos um viés comunitário, com raízes profundas. E essas avaliações confirmam que estamos fazendo o certo. E várias entidades, assim como escolas e secretarias de Educação, têm um engajamento grande conosco”, explica Delmar.