Estudantes de Taquara recebem prêmio durante a Mostratec

Alunos receberam o prêmio Destaque Projeto Ler Faccat Foto: Divulgação/Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara

Uma pesquisa elaborada por estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental de Taquara foi premiada durante a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) na quinta-feira passada (27). O trabalho “O que tem dentro da Terra”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nereu Wilhelms, do Bairro Medianeira, recebeu o prêmio Destaque Projeto Ler Faccat.

 

O projeto foi desenvolvido pelos alunos José Vicente Freiberger Machado, Erick Gonzaga Ribeiro e Davi Arthur Farias Martins, e teve a orientação da professora Nelci Fátima Lorini Bellini. Ela conta que a pesquisa partiu dos próprios alunos, que queriam saber como é o planeta Terra por dentro. “Junto com a turma, olhamos vídeos, estudamos o Sistema Solar e seus planetas, e em especial o globo terrestre, para entender como é o interior do nosso planeta. Juntos eles descobriram que a Terra é formada por camadas, além de entender como funcionam os vulcões, e o núcleo central”, explica.

 

Para a professora, a conquista reconhece e valoriza todo o trabalho de pesquisa. “É gratificante ver que todo o esforço valeu a pena, não somente pela aquisição do conhecimento, mas por sermos reconhecidos. É papel da escola provocar e incentivar a ampliação das experiências aos alunos. Isso os valoriza, para enriquecê-los com informações científicas”, frisa.

 

Importância do prêmio

 

A prefeita Sirlei Silveira parabenizou a escola e os estudantes pelo prêmio, que é uma forma de incentivar as crianças a buscarem mais conhecimento. “Foi através da curiosidade dos alunos que surgiu este lindo projeto, que já havia se destacado no Município, e agora também recebe o devido reconhecimento na Mostratec. Que seja o início de uma linda caminhada científica aos nossos pequenos”, ressalta.

 

Já a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Silveira, complementa que as escolas de Taquara são grandes incentivadoras no fomento à pesquisa. “Da Educação Infantil ao Ensino Médio, nossos professores buscam despertar a curiosidade nos alunos da cidade. Isso permite que eles tenham o interesse em pesquisar pelos mais variados assuntos, e a entenderem como é o mundo em que vivemos”, aponta.