Estudantes de Taquara participam de fórum internacional sobre a água

À frente, os alunos Enzo e Murilo, junto com a professora Silvia. Ao fundo, a diretora da Emef 17 de Abril, Nádia Schein, a vice-diretora, Kitia Lopes, e a coordenadora ambiental, Luciana Martins Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara

 

Dois alunos do Ensino Fundamental de Taquara participaram no último sábado (22) do fórum “A Importância da Água na Vida Diária”, evento virtual realizado pela Associação Mexicana de Hidráulica que reuniu estudantes do México e do Brasil, relatando suas experiências e atividades voltadas à preservação da água. As crianças Enzo Emanuel Brando, de 10 anos, e Murilo Felipe Maciel, de 11 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental 17 de Abril, do Bairro Tucanos, foram as representantes do Rio Grande do Sul na ação.

 

 

“Taquara é um Município que tem um trabalho forte na parte da educação ambiental. Fico muito feliz de que nossas ações são divulgadas pelo Brasil e pelo mundo. Parabenizo os jovens estudantes pelo trabalho realizado para a preservação do meio ambiente em nossa cidade”, ressalta a prefeita Sirlei Silveira.

 

 

Convite veio após plantio de árvores

 

A participação dos estudantes de Taquara no evento internacional se deu após a divulgação do projeto Plante Água. Na ação, realizada em novembro do ano passado, alunos das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Comvidas), de 45 escolas de Taquara, plantaram 675 mudas de árvores. O Município foi contemplado a participar da atividade, promovida pela Rede de Embaixadoras da Água, através da BPW International – Região América Latina, da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (Abrhidro), e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS).

 

 

A coordenadora ambiental da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Luciana Martins, conta que um vídeo da ação Plante Água foi compartilhado em diversos eventos. Recentemente, a Secretaria recebeu o convite da Rede de Embaixadoras da Água para participar do fórum internacional. “Levamos este projeto para os professores do Coletivo Educador, que coordenam as Comvidas nas escolas. E a professora Silvia Marin, que coordena a Comvida na Escola 17 de Abril, se colocou à disposição. E foi um momento muito lindo, em que os alunos puderam abordar sobre o que fazem na escola para a preservação da água, este bem tão fundamental em nossas vidas”, complementa.

 

 

O que foi apresentado no evento

 

 

A professora Silvia Marin conta que, no encontro virtual, os estudantes abordaram sobre as ações que eles realizam na escola e na comunidade. Eles falaram sobre sua participação no projeto Plante Água, destacando que também atuam com o plantio de árvores nas margens do Arroio Tucanos, que percorre o bairro onde vivem e onde está localizada a escola 17 de Abril. “Eles estão muito felizes em terem participado deste fórum, e muito orgulhosos em representar a escola, interagindo com alunos de outros estados e também do México. Também foi uma abertura para eles de outros mundos e outras realidades, já que perceberam que não é só aqui na cidade que se tem projetos de cuidados com a água e o meio ambiente, vendo que há outras pessoas envolvidas em todo o mundo”, frisa. Nas próximas semanas, outras ações podem ser realizadas como complemento ao fórum.

 

 

Para os alunos, foi uma experiência gratificante. “Foi um momento muito legal, em contar sobre a nossa rotina para quem está muito longe daqui, principalmente para que todos se conscientizem para preservar a água”, relata Enzo. Murilo completa que a ação realizada já está sendo compartilhada com os demais colegas da escola. “Precisamos lembrar que a água é essencial para a natureza, permitindo a diversidade do meio ambiente. Ficamos muito felizes em participar”, recorda.

 

 

Importância da ação

 

 

Sobre a educação ambiental no Município, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Silveira, completa que foi positivo o reconhecimento das ações feitas em Taquara a nível internacional. “Demonstra que estamos no caminho certo com a preservação da água, com atividades como o plantio de árvores, limpeza de rios e arroios, e atividades de conscientização com a comunidade. Isso também ajuda a formar pessoas engajadas em fazer o bem para o nosso planeta”, frisa.