Estudantes da rede pública de Igrejinha são destaque na 18ª edição da OBMEP

Foto: Educação de Igrejinha/Divulgação

Dentre os diversos aspectos que colocam a educação de Igrejinha em evidência ano após ano, a qualidade do ensino é um elemento fundamental e se confirma com conquistas como a de nove alunos da rede (nomes abaixo), que no ano passado conquistaram medalhas ao participarem de etapas da 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

A prova é aplicada em todo o país desde 2005 e segundo o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), órgão que promove a iniciativa, contribui para estimular o estudo da matemática, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além de tentar melhorar a qualidade da educação básica, ofertando o acesso da maioria de alunos a material didático de qualidade.

Alunos reconhecidos com certificados

Todos os estudantes premiados na OBMEP foram reconhecidos com um certificado durante a 4ª Jornada Pedagógica Municipal da Educação Básica de Igrejinha (foto em destaque), realizada em fevereiro. Confira a relação completa:

Medalha de prata na 18ª OBMEP – 2023:
Leonardo de Fraga Martins da Emef Vila Nova;
Medalha de bronze na 18ª OBMEP- 2023: Gabriele Ditrichi Sganzerla da Emef Bairro Moinho; Yago Maciel da Emef Vila Nova; Roberta Alves Nottar da Silva da Emef Machado de Assis;
Medalha de ouro na 18ª OBMEP- 2023 etapa regional: Leonardo de Fraga Martins da Emef Vila Nova;
Medalha de prata na 18ª OBMEP- 2023 etapa regional: Gabriele Ditrichi Sganzerla da Emef Bairro Moinho; Roberta Alves Nottar da Silva da Emef Machado de Assis;
Medalha de bronze na 18ª OBMEP- 2023 etapa regional: Carolina Gabriela Tadiotto da Emef Hilário Nestor Backes; Luiz Antônio Bitencourt Cardoso da Emef Anita Garibaldi; Eduardo Cauã Sant Anna da Emef Machado de Assis; Yago Maciel da Emef Vila Nova; Isabelly Duarte da Fonseca da Emef Anita Garibaldi; Alice Gabriela Schirmer da Emef Machado de Assis.

Educandários orgulhosos

A conquista dos alunos é motivo de orgulho para as escolas. Como uma forma de representar este sentimento, o Grupo Repercussão entrou em contato com dois educandários, que resumiram o momento. “Ficamos felizes e orgulhosos deles. A gente sabe também que estes alunos têm toda uma parceria das suas famílias, que colocam a escola como prioridade. É um reflexo também do esforço dos professores, que ao longo do ano trabalham com os materiais disponíveis no próprio site das olimpíadas preparando os alunos”, cita Ana Paula Krupp, vice-diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Machado de Assis.

Na Emef Vila Nova, a diretora Tatiana Teixeira reforça o orgulho dos estudantes e conta que ambos foram inscritos no Programa de Iniciação Científica (PIC) com bolsa concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Isso é uma coisa fantástica para alunos de escola pública. Tantas pessoas correm atrás de bolsas de CNPq, de se destacar”, comenta a professora, que também elogia os alunos pela dedicação com os estudos.