Escolas municipais de Taquara receberão mais de R$ 800 mil em recursos extras em 2024

Taquara – Desde 2021, as escolas do município de Taquara têm sido beneficiadas com repasses da Secretaria Municipal de Educação.

Os recursos, provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e Salário Educação, são destinados de acordo com a Lei de Gestão Financeira (LGF), visando promover autonomia às instituições de ensino da rede municipal.

Esses investimentos têm sido aplicados na compra de livros e brinquedos pedagógicos, proporcionando uma potencialização do aprendizado nos primeiros anos de vida dos alunos.

Na EMEI Harda Liana Müller, situada no Bairro Empresa, os recursos têm sido direcionados para diversos espaços da escola, onde as crianças realizam suas atividades diárias.

A gestão da instituição, em parceria com o Círculo de Pais e Mestres (CPM), tem como objetivo principal a revitalização de espaços existentes e a construção de novos, promovendo momentos de alegria e diversão que enriquecem a experiência educacional dos alunos, além de ajudar a fortalecer e ampliar os laços entre a comunidade escolar.

Importância da LGF no meio escolar

“Decidimos criar esta lei há três anos para dar mais autonomia às nossas escolas, que decidem para onde vão esses recursos junto com o conselho escolar. Desta forma, os próprios gestores saberão quais são as suas necessidades e demandas. Assim ao confiar aos gestores escolares, estamos promovendo uma gestão mais eficiente”.

Carla Amaral, secretária de Educação de Taquara.

“Nossa escola sempre pensou em proporcionar espaços significativos, nos quais as crianças pudessem vivenciar momentos de alegria, diversão e conhecimento, criando memórias afetivas e ao mesmo tempo desenvolvendo seu potencial. Os recursos nos passados permitem juntamente com o CPM da Escola pensar as necessidades, investimento e melhorias no espaço”.

Léti Lunkes, diretora da EMEI Harda Liana Müller.

Sobre a Lei de Gestão Financeira (LGF)

Os valores da Lei de Gestão Financeira são repassados através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, obedecendo critérios quanto ao total de alunos matriculados. Estes valores podem ser usados para a aquisição de material de expediente, materiais pedagógicos, itens de higiene e limpeza, materiais esportivos, além de pequenos reparos nas instalações físicas de cada escola. A iniciativa permite que cada instituição direcione seus recursos de acordo com suas necessidades específicas, reconhecendo as diferenças entre escolas urbanas e rurais.

Por Kainã Bohn