Escolas municipais de Taquara passarão a ter “tropeirismo” no currículo escolar

Reunião recentemente no gabinete tratou sobre o assunto Foto: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara

A partir deste ano, as escolas municipais da rede pública de Taquara passarão a ter em seus currículos atividades interdisciplinares sobre o tropeirismo no Rio Grande do Sul, em especial no espaço geográfico que compreendia a antiga “Taquara do Mundo Novo”. Serão abordados aspectos históricos e culturais deste movimento.

 

O conteúdo será ministrado em todas as etapas do ensino de forma a complementar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Referencial Curricular Gaúcho (RCG) e o Documento Orientador Municipal (DOM). O projeto de lei para atividades do tropeirismo nas escolas, aprovado na Câmara nesta semana, teve parceria dos tradicionalistas Valter Fraga Nunes e Marco Aurélio Angeli (Zoreia).

 

“Queremos ser referência em todo o Rio Grande do Sul no resgate e fomento dos estudos sobre o tropeirismo. Este movimento foi importante para o desenvolvimento de Taquara e faz parte da nossa história”, destacou a prefeita Sirlei Silveira, que recentemente tratou sobre o projeto com Valter, Marcos, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Silveira, a diretora Pedagógica, Andréia Reis, o diretor de Cultura, Rafael Tourinho, o coordenador do Museu Adelmo Trott, Maicon Rodrigues, e a coordenadora de projetos culturais, Regina Valentini.

Outras atividades

Para o ano, também está sendo elaborada uma cartilha sobre o tropeirismo para ser utilizada na formação de professores, onde o tema será apresentado aos docentes. “Para junho, estamos organizando o I Encontro de Tropeiros, Carreteiros e seus Descendentes com alunos de escolas de Taquara e comunidade geral. Será um momento marcante”, lembrou Sirlei.