Escolas e Centros de Educação igrejinhenses receberão recursos para gerir através de seus CPM’s

A EMEF Machado de Assis será a que receberá maior valor entre as escolas de ensino fundamental do município Foto: Lilian Moraes

Assinada pelo prefeito Leandro Horlle, no fim do mês de abril, a lei que autoriza o repasse de R$ 288.075,20 para as instituições financeiras de Igrejinha, entrou em vigor e pagará para as escolas municipais, o Centro de Educação Ambiental Augusto Kampf (CEAAK) e o Centro Municipal de Atividades Educacionais (CMEA) um valor referente ao número de alunos matriculados em cada instituição.
A secretária de Educação, Cristiane Martin, explica que este repasse descentraliza os recursos e dá autonomia às equipes, desafiando as mesmas a gerirem os recursos a partir das decisões do CPM e Conselhos Escolares. “Neste sentido a equipe da escola garante melhorias, resolvem de forma rápida as emergências de manutenção que ocorrem dentro dos ambientes escolares. Também é importante destacar que a escola potencializa o debate com vários agentes da comunidade escolar decidindo onde investir o recurso”, contextualiza.
Os valores serão repassados trimestralmente, divididos em quatro parcelas anuais, com pagamentos previstos para maio, agosto e novembro de 2021, além de uma quarta quantia paga a partir de fevereiro de 2022.
Cada entidade beneficiada deverá prestar contas destes recursos recebidos para a secretaria de Educação, antes de se habilitar para receber o novo repasse.

Importância do repasse é exaltada pelo prefeito igrejinhense

Leandro Horlle, prefeito de Igrejinha, destaca que esse recurso irá garantir autonomia e agilidade na solução de pequenas demandas. “É um repasse que o município faz trimestralmente às instituições escolares, que permite a solução imediata de pequenos consertos, manutenções e também a aquisição de pequenos itens de uso diário”, conta. “Então é importante para a agilidade e continuidade do excelente serviço que é prestado nas escolas do município de Igrejinha”, finaliza o chefe do Executivo.