Escolas de Parobé se organizam para o retorno de aulas presencias

Equipe da escola Idalino Pedro da Silva recebendo os materiais Fotos: Prefeitura de Parobé/Divulgação

Com a volta das aulas presenciais confirmado para o 17 de fevereiro, a Prefeitura de Parobé iniciou nesta semana a distribuição de itens de limpeza, álcool em gel e materiais como termômetros, máscaras, entre outros. Ao total 35 escolas da rede receberam os materiais e os educandários já estão sendo preparados para receber os alunos.
De acordo com a secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SECTEL), Joana D’Arc Wittmann, os materiais foram distribuídos e os profissionais das escolas foram instruídos referente aos cuidados que precisam ser tomados, conforme os protocolos sanitários. “Isso será feito desde o acolhimento até a limpeza dos ambientes, fluxo de pessoas e distanciamento, para que voltemos às aulas de uma maneira mais segura”, garante a responsável pela SECTEL.
Ainda que haja um rígido controle nos protocolos de segurança, a insegurança dos responsáveis pelos alunos com relação ao momento também é um ponto discutido pela secretaria. Segundo Joana, uma, a consulta pública para conhecimento da intenção de retorno presencial está sendo organizada e realizada pelas escolas para o entendimento das demandas. “A pesquisa com os responsáveis dos alunos matriculados ainda não está concluída, mas há a percepção de uma tendência de que ao menos 70% dos responsáveis escolham o retorno presencial dos filhos nas escolas”, revela.
No entanto, a secretaria ainda garante que os pais que optarem por não permitir a volta presencial dos filhos podem ficar tranquilos, pois os estudantes irão continuar recebendo as atividades em modalidade não presencial.

Como volta?

Segundo a secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer o retorno das aulas no dia 17 acontece na modalidade semi presencial, com atividades presenciais e outras não presenciais.
Nas escolas municipais de educação infantil de etapa creche o atendimento será ofertado de forma presencial em turno integral para 50% do público, seguindo recomendações sobre capacidade de pessoas por espaço.
Já nos educandários de ensino fundamental, os estudantes retornam com revezamento semanal de 50% dos alunos matriculados em cada escola.

Colaboração

Secretária Joana D’arc