Escola será ampliada em Rolante e novas vagas serão abertas

Com a transferência de local do prédio da Secretaria de Assistência Social, a Prefeitura de Rolante irá ampliar as vagas de ensino da Educação Infantil. Isso será possível já que o prédio que abrigava a Secretaria, ao lado da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Luizinho será ampliado, permitindo que novos alunos sejam atendidos na instituição de ensino.

Com a ampliação da escola, mais 90 vagas serão disponibilizadas à comunidade de Rolante, o que permitirá que a prefeitura diminua de forma considerável o déficit de vagas para a educação infantil.

O processo licitatório para realizar a obra de ampliação já está em andamento e a previsão é que a obra inicie nos próximos dias. Serão quatro novas salas para atender as vagas previstas, porém, somente em 2022 os novos alunos começarão a ser atendidos pela EMEI Luizinho. Para garantir a ampliação, a prefeitura projeta investir mais de R$ 300 mil no novo espaço. “Queremos deixar tudo pronto para receber as crianças já no início do próximo ano”, projeta o prefeito Pedro Rippel.

Investimentos na educação seguem e prefeitura projeta construção de nova escola

Mesmo com a ampliação da EMEI Luizinho, ainda serão necessários novos investimentos para que o déficit de vagas tenha um patamar quase zerado ou seja eliminado, permitindo que a toda a comunidade possa usufruir da educação na rede municipal na cidade. Pensando nisso, a Prefeitura de Rolante já projeta a construção de uma nova escola na cidade. A obra ainda não tem previsão de início, mas os processos já estão em andamento. “Estamos aguardando a liberação do Ministério da Educação. A ideia é construir uma nova escola no Rolantinho. Com essa ampliação na Luizinho e a nova escola, vamos zerar essa demanda por vagas”, destaca o prefeito Pedro Rippel.

Mudança no sistema de inscrições para as vagas

A nova gestão da prefeitura de Rolante, iniciada em janeiro de 2021, realizou algumas alterações de processos para garantir melhor atendimento da população. Uma dessas mudanças ocorreu no formato de inscrições de vagas para rede de ensino, conforme detalha o prefeito Pedro Rippel. “Agora a gente faz as inscrições diariamente. Todos os dias estamos recebendo as demandas da comunidade e por isso temos os dados atualizados”, explica Rippel, lembrando que na gestão anterior as inscrições eram realizadas apenas duas vezes por ano. “Antes era dito que não tinha fila, mas na verdade não tinha inscrições então por isso não tinha fila”, acrescenta.

Conforme Rippel, com essa mudança é possível mensurar a realidade que é preciso administrar em relação as vagas da educação. “Com as inscrições todos os dias, podemos trabalhar com números reais e por isso tem a fila de espera”, finaliza o prefeito.