Escola do Rolantinho passa a ser municipal e Prefeitura de Rolante reinaugura instituição

Um ato de reinauguração deu início, oficialmente, a uma nova página da história da escola da localidade de Rolantinho.
Realizado na manhã de terça-feira (21), o momento contou com a presença do prefeito Pedro Rippel, da secretária de Educação e Esportes, Simone Tadiotto, da diretora Grasiela Markeviski, demais autoridades locais, alunos e a comunidade escolar, que testemunharam a oficialização da transferência do comando da escola, do Estado para o município.
Desde janeiro, a 19 de Abril opera sob a responsabilidade da Administração rolantense.
Conforme a diretora, atualmente o educandário tem 74 alunos divididos entre turmas de educação infantil e ensino fundamental – do jardim ao 6º ano. Já o quadro de profissionais da instituição conta com 15 colaboradores, entre professores, funcionários de limpeza e cozinha.
Além da municipalização, o ato também marcou a inauguração de uma ampliação da escola, viabilizada com um recurso de R$ 350 mil e providenciada para receber os alunos que o educandário passou a ter após a sua cedência, pois quando era do Estado, 35 estudantes frequentavam a instituição de ensino apenas no turno da tarde.

Reivindicação da população é antiga, mas realidade agora é outra

A responsável pela pasta da educação em Rolante, Simone Tadiotto, ressalta que esse movimento é um pedido antigo da comunidade, que antes da municipalização via as crianças da localidade serem realocadas em outras escolas da cidade, o que não será mais uma realidade para os estudantes. “Hoje estamos com turmas de Jardim A até o 6º ano. Foi um pedido da comunidade”, comenta. “No ano que vem, a escola contará com o 7.º ano e assim sucessivamente até chegarmos ao 9º. Para a comunidade essa escola é uma referência”, conclui a secretária.
O educandário está localizado na rua Leopoldo Rosa Pereira e agora se chama Escola Municipal de Ensino Fundamental 19 de Abril.

Prefeito reconhece importância do educandário

Quem vive a realidade comenta

Pedro Rippel, prefeito de Rolante. “Agora, com esse investimento, nós vamos conseguir também agregar mais qualidade para a escola e esse é o nosso objetivo: procurar valorizar a educação e as escolas, nas suas respectivas comunidades”.

 

Simone Tadiotto, secretária de Educação e Esporte. “Para nós é uma satisfação muito grande estar aqui hoje inaugurando este espaço maravilhoso para essa comunidade que tanto desejava esta escola ampliada e também com o ensino fundamental completo”.

 

Grasiela Markeviski, diretora da escola. “A ampliação da escola 19 de Abril é uma reivindicação da comunidade local, porque a preocupação deles era muito grande, que os filhos deles estudavam aqui até o 5º ano e depois precisavam ir para outras escolas da rede”.