Escola de Sapateiros completa uma década de existência em 2019 e conta com nova turma

Fábio Radke
de Três Coroas

Já consagrada como referência importante no que diz respeito a qualificação e profissionalização de mão de obra no ramo calçadista, a Escola de Sapateiros completou uma década de atuação no último dia 21 de julho, em Três Coroas. “O curso nasceu a partir de demandas apontadas no ano de 2008 durante o Empretec. E no ano de 2009, a partir de diversas avaliações, tivemos a primeira turma piloto do curso”, explicou o membro do grupo gestor da Escola de Sapateiro, Lucas Kern. Desde julho de 2009, a Escola de Sapateiros já formou um total de 43 turmas, contabilizando 716 novos profissionais. Isso representa 17% do total de empregados das 50 empresas associadas do Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas (SICTC). A nova turma, fechada no fim de julho, apresentou o número recorde de 32 inscritos. As aulas ocorrem sempre na Rua Anita Garibaldi, 320, no Centro de Três Coroas, no endereço em que está situado o SindiSapateiros.

Novos sapateiros precisam passar por uma banca de avaliação ao fim do curso

Todos os calçados produzidos pelos alunos ao longo da capacitação são submetidos a uma banca de avaliação formada por diretores e gerentes das empresas participantes. Os avaliadores utilizam critérios como acabamento das peças, alinhamento, limpeza, colagem, costuras, visual e combinação de cores. A evolução e o aprendizado dos participantes também são observados pelo corpo de jurados. A cada edição do curso também são definidos quem são os sapateiros de destaque. “Os produtos feitos pelos novos sapateiros cada vez mais recebem destaque pela qualidade. Ainda sempre buscamos fazer doações dos modelos infantis para APAE e outras instituições da região’, disse Kern.

Objetivos da escola do sapato

Escola é uma proposta sem fins lucrativos e hoje já conta três cursos distintos disponibilizados para comunidade da região

Graças a parcerias e apoio de empresas fornecedoras de máquinas e equipamentos, matérias-primas e serviços, a oportunidade de aprendizado foi ampliada com um espaço adequado e mais opções de capacitações. Com isso, hoje são três opções, a de Trabalhador Aprendiz (com certificação pelo SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o próprio Sapateiro e Modelagem (com certificação pela FACCAT, como curso de extensão universitária). Em 2015 aconteceu o lançamento e início da primeira turma do Curso de Modelagem Técnica da Escola contemplando modelagem básica, avançada e CAD/CAM. Cada módulo possui a duração de 100 horas. A turma é composta por 10 alunos, orientados por um instrutor qualificado e tem à sua disposição toda infraestrutura necessária, uma sala planejada, materiais e equipamentos e computadores com o sistema CAD/CAM. Os softwares foram disponibilizados pela parceria com a Comelz do Brasil Ltda. O projeto é uma iniciativa cooperativa e sem fins lucrativos, que envolve toda cadeia produtiva, desde fornecedores de máquinas, matérias-primas, entidades, instituição de ensino e poder público.

Fotos: SICTC/Divulgação