Escola de professores em Parobé recebe nome em tributo ao professor Edmar

Professor foi homenageado em ato realizado em frente à prefeitura na última sexta-feira. Foto: Eder Zucolotto

Parobé – A história e o legado do professor Antônio Edmar Teixeira de Holanda, carinhosamente conhecido como ‘profe Edmar’, foram eternizados na última sexta-feira (11). Em homenagem póstuma, a Secretaria de Educação de Parobé lançou o site oficial da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EFAPE), que levará o nome do mestre local.

A plataforma será um espaço de incentivo à formação continuada dos profissionais da rede de ensino e de ingressantes através de cursos que combinam o ensino a distância, por meio do sistema de webconferências, e plataformas virtuais da Google, com atividades presenciais.

Um ato para marcar a data ocorreu em frente ao prédio do Executivo municipal, com a presença de autoridades locais e regionais, assim como a família do homenageado. O tributo foi proposto pela atual secretária de Educação, Joana D’arc Wittmann.

Com esforço para conter as lágrimas, Cléa Koch contou sobre as vivências que teve com seu então companheiro e agradeceu a homenagem. “Quero dizer para os professores e professoras que vocês eram a alavanca do trabalho dele. A máquina da educação só funcionava porque vocês existiam. Ele tinha um carinho muito especial pelas crianças, mas elas não seriam nada sem os professores”, declarou.

Uma trajetória carregada de feitos e conquistas
O professor Edmar nasceu em 11 de junho de 1944, na cidade de Viçosa, Alagoas. Sua trajetória de estudos foi longa e inclui graduações em Medicina Veterinária, Pedagogia, pós-graduação e mestrado em Educação. Sua área de atuação também foi ampla, passando por cargos de diretoria em diversos estados. Sua vinda definitiva ao Rio Grande do Sul foi em 24 de junho de 1994, quando assumiu o cargo de chefe do Serviço de Programação e Apoio Técnico em Assuntos Educacionais, permanecendo no cargo até o ano 2000. Houve um motivo especial para a vinda de Edmar: veio unir-se a Cléa Koch, a sua companheira. Constituiu então residência em Parobé, cidade natal de Cléa.

Em 2001, o professor Edmar recebeu o convite para assumir a Educação na cidade de Taquara. O convite para secretário de Educação de Parobé foi em 2005. De 2009 a 2012, Edmar se dedicou ao serviço federal na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, em Porto Alegre, onde desenvolveu atividades administrativas. Retornou à atividade de gestão da educação em 2013, novamente como secretário em Taquara. Em 24 de agosto de 2020, ainda responsável pela pasta, o professor Edmar faleceu.