Escola Cívico-Militar de Taquara será inaugurada nesta quarta-feira

Aulas na escola iniciaram em fevereiro Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) de Taquara realizará nesta quarta-feira (29), às 19h, a solenidade de inauguração da Escola Cívico-Militar (Ecim). O evento ocorrerá em frente à unidade de ensino, localizada na Rua Coronel Flores, 2358, Bairro Centro, e será aberto à comunidade. “A escola já está em funcionamento desde o início do ano letivo, e este encontro será a oportunidade para a população conhecer a sua metodologia, apresentando a Ecim para todos os taquarenses”, comenta a prefeita Sirlei Silveira.
A inauguração está sendo organizada pela Smece e equipe diretiva da Ecim, incluindo os militares que já estão no grupo de trabalho da escola. “Este evento será realizado agora porque foi recente a chegada dos militares à unidade de ensino, além da recente certificação através do Diário Oficial da União como uma escola cívico-militar”, explica a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Silveira.
Na solenidade de abertura, haverá a apresentação dos alunos e da banda da escola, e também a Ordem Unida, que é uma simbologia das escolas cívico-militares. “Também vamos aproveitar para falar sobre os diferenciais da escola, como o fato de ser a única Ecim do Rio Grande do Sul na modalidade Pessoal do Governo Federal, que funciona em turno integral, custeada com recursos municipais. Nela, as crianças passam o dia inteiro na escola e realizam oficinas no contraturno, para auxiliar no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais”, conta a secretária.
Outros diferenciais
Carla complementa que, na escola, há quatro militares que dão suporte na gestão educacional, considerando o apoio aos alunos e às famílias. “É um complemento com o trabalho feito pelos professores. Eles não influenciam no trabalho pedagógico, e sim auxiliam os alunos com relação a problemas de comportamento, repassando orientações” frisa.