EMEIs de Três Coroas desenvolvem dinâmicas e atividades pedagógicas diferenciadas

Por Diego Land

Três Coroas – No dia 7 de março, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Recanto das Travessuras, de Três Coroas, realizou a sua primeira reunião de pais do ano. O encontro foi para lá de especial e bem diferente das reuniões convencionais que os pais costumam participar.

 

Segundo a diretora Virgínia Mapelli, em cada uma das salas em que ocorreram as reuniões, foi criado um espaço de interação, para que os pais participassem de uma dinâmica. Para cada turma, foi desenvolvida uma atividade diferente.

Em uma das turmas, as professoras colocaram, no chão da sala, flores, folhas e outros elementos da natureza, para que os pais decorassem a sua própria borboleta. Antes disso, as educadoras contaram uma história neste contexto.

Para a coordenadora pedagógica da escola, Patrícia Pontes Chaves, assim como as borboletas, cada criança tem seu tempo para crescer e amadurecer. “Crianças são como borboletas ao vento, umas voam rápido, outras voam pausadamente, mas todas voam do seu melhor jeito. Cada uma é diferente, linda e especial”, explica.

“O envolvimento dos pais na escola é essencial para termos os resultados pelos quais tanto lutamos”, completa.

Alunos da Emei Amiguinhos exploram cores e sabores num contexto investigativo

Nestes primeiros meses do ano, a professora Angela Rohr, da Escola Municipal de Educação Infantil Amiguinhos, trabalhou com os alunos do Jardim A alguns contextos investigativos. As crianças puderam colorir com as cores da cenoura, degustaram a mesma e construíram relações através da curiosidade.

Com as folhas da couve, elas descobriram que podemos utilizá[1]la de várias formas. Elas podem ser picadas, trituradas, cozidas e usadas como tinta natural para colorir.

De acordo com a professora, através destas atividades ao ar livre, a criança ativa o pensamento, expressa suas ideias, argumenta, questiona e compreende. “O resultado da nossa proposta concluiu-se com as falas das crianças, de que a cenoura e a couve são nossos alimentos saudáveis, e também do Coelho da Páscoa”, conta Angela.