Em Taquara, dos dias 22 a 24 de setembro, ocorrerá a quinta edição da FEMICTA

Por Prefeitura de Taquara

A Feira Municipal de Iniciação Científica de Taquara (V FEMICTA) já tem data marcada. O evento está em sua quinta edição, e será realizado entre os dias 22 e 24 de setembro. A V FEMICTA divulga e premia trabalhos realizados pelas escolas do Município, e é promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE).
Por causa da Covid-19, a feira será virtual em 2021, e retorna ao calendário de eventos de Taquara após quase dois anos. As inscrições de trabalhos serão de 25 a 31 de agosto. O link de acesso será divulgado pela SMECE em breve. “A iniciação científica é essencial para despertar o desejo pelo conhecimento dos alunos. Mesmo em um cenário de pandemia, há nas escolas projetos com práticas diferentes. E nós estamos oferecendo todo o suporte necessário para que professores e alunos inscrevam os seus trabalhos”, destaca a secretária de Educação, Cultura e Esportes de Taquara, Carla Silveira.
A secretária também reforça que este período de inscrições é uma forma de valorizar o trabalho docente e dos alunos. “Buscamos reconhecer a importância do trabalho realizado nas escolas pelos professores. Esperamos que para esta FEMICTA tenhamos um grande número de projetos e o maior número de experiências trazidas pelas escolas”, salienta.
Projetos que estarão na edição deste ano
Nesta quinta edição da FEMICTA, o projeto “O Caminho para Eldorado: qualidade de vida para todos” será o representante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas, no Bairro Eldorado. Alunos do quinto ano do Ensino Fundamental criaram um projeto para transformar a horta comunitária do bairro em uma área de lazer para os moradores da região, com o plantio de frutas para a comunidade aproveitar a localidade. “O projeto fomenta o desejo de fazer coisas boas para as próximas pessoas que virão depois dos alunos. É a tentativa de deixar um legado, um caminho construído de uma efetiva contribuição social destes alunos para a comunidade em que eles estão inseridos”, destaca a professora Joana Damaceno Bresolin, orientadora do trabalho. “Acredito que faz parte da missão do professor fazer esse algo a mais e possibilitar ao menos o sonho, lançando mão de tudo o que for possível, para torná-lo realidade”, completa.
Outros dois trabalhos que serão inscritos vêm da Escola Municipal de Ensino Fundamental Calisto Eolálio Letti, no Bairro Fogão Gaúcho. Um deles foi orientado pela professora Vanessa Skorek Feiten, com o tema “Descobertas em um Click”, feito por alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental, que busca apresentar às crianças curiosidades sobre a história da fotografia, e oportunizar atividades criativas aos alunos. “A ideia do projeto surgiu com uma brincadeira, quando uma aluna trouxe à escola uma máquina fotográfica desenhada em um papel e brincava com os colegas. E ao ‘tirar a foto’, ela mostrava um papel com o desenho dos colegas que apareciam na fotografia que ela tirava na brincadeira. Através da investigação, o trabalho possibilita aos alunos pesquisadores a melhor compreensão do mundo ao qual estamos inseridos e, principalmente, contribui para a formação de novos pesquisadores científicos”, comenta Vanessa.
Pela mesma escola vem o projeto “Que bichinho é esse?”, orientado pela professora Micheline Hoffmeister. Nele, as crianças da pré-escola observaram um casulo até nascer uma mariposa, e juntas desenvolveram pesquisas sobre o ciclo de vida das mariposas e borboletas. “A infância traz as possibilidades de se usar o imaginário da criança, sua curiosidade e disposição para produzir descobertas e aprendizagens. Isso facilita o trabalho com projetos que propõem conhecimentos significativos”, explica a professora.
Inscrições iniciam no dia 25
Alunos e professores interessados em participar da V FEMICTA devem aguardar pelo período de inscrições, que se inicia no próximo dia 25, e segue até 31 de agosto. Mais informações sobre a feira podem ser consultadas através da página do Facebook da SMECE (facebook.com/SmeceTaquaraRS), ou pelo telefone (51) 3541-3035.
Foto: Prefeitura de Taquara