Educação do interior de Igrejinha em destaque

Escola Lajeadinho. Foto: Matheus de Oliveira

Igrejinha – Uma das melhores escolas do Rio Grande do Sul fica no interior de Igrejinha. Além de estar neste ranking, também é o educandário mais antigo do município com seus quase completos 70 anos – mais tempo de vida do que a própria cidade. A Escola Lajeadinho cresceu, e hoje é destaque.

Quem faz parte desta trajetória é Luciane Cristina Gayger, que chegou na escola em 2011 e assumiu a direção em 2015. Ela conta que houveram mudanças na estrutura: “ Como fomos muito bem no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), ficando entre as dez melhores do estado, em contrapartida pedimos um ‘presente’ para a Secretaria de Educação e eles formaram uma sala para uma biblioteca nova, e esse espaço tem sido nosso xodó”, conta. Ela cita que investiram em reformar os espaços da escola e elenca melhorias na entrada da secretaria, pintura, além de uma sala de recursos e laboratório de aprendizagem.

A diretora valoriza o resultado obtido no Ideb afirmando que isso se deve ao esforço da equipe e da estrutura do colégio. “Por ser do interior, lembro que quando cheguei aqui tinha muito isso de que ‘escola do interior não consegue dar conta porque é do interior.’ Nós temos a mesma estrutura de uma escola de centro. Nossos professores são tão qualificados quanto os de outras escolas. Nossa escola é a Escola Lajeadinho”, salienta, acrescentando que existe um trabalho de parceria muito forte com as famílias dos alunos.

Professora desde 1996, Luciane tem propriedade ao falar sobre as transformações na educação. “As coisas já mudaram bastante. Antes era aquela coisa tradicional, o professor lá na frente, aluno sentava, escutava e copiava. Mas desde que entrei já havia começado esse movimento contrário, do aluno poder participar mais da aula e poder interagir mais com os colegas e professores, e isso faz diferença: poder aprender o que tem significado pra ti.”

Atualmente a escola trabalha em projetos de comemoração do aniversário, que ocorre em 2 de junho. Pela impossibilidade de realizar eventos, tudo será pelas redes sociais. A diretora conta que tem recebido vídeos de alunos que estudaram na escola ainda antes dela ser municipal. “São pessoas que têm 70 anos e dão depoimento que estudaram aqui.”

Escola já foi rural e estadual
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Lajeadinho atende do pré ao nono ano e tem 164 estudantes matriculados. O colégio recebe estudantes dos bairros Lajeadinho, Rochedo, Linha Caloni, Nova Aurora, Linha Utz, Morro Mico e Fortaleza. Para todas as localidades distantes o município disponibiliza transporte escolar para as crianças.

Inicialmente, a escola foi rural, depois passou a ser estadual e por último, municipal.