Educação de Igrejinha inicia o ano letivo de 2024 com acolhimento e aprendizagens

Registro da palestra com o jovem Tiago Link Foto: Divulgação

A Educação Municipal de Igrejinha iniciou o ano letivo com muito acolhimento, trocas, aprendizagens e vivências significativas. Os profissionais da educação tiveram a oportunidade de participar da 4ª Jornada Pedagógica Municipal da Educação Básica. O evento, que nos anos anteriores ocorria em meados do mês de julho, em 2024, ocorreu nos dias 18 e 19 de janeiro para o público da Educação Infantil e nos dias 15 e 16 de fevereiro para os colaboradores do Ensino Fundamental e Centros.

No dia 18/01, a programação da Jornada pensada para a Educação Infantil, que teve como temática: “Tecendo aprendizagens potentes na escola das infâncias”, iniciou com uma apresentação cultural que trouxe ao palco muita alegria, brincadeiras e protagonismo com a participação dos convidados especiais: crianças, famílias e educadoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emei) Morada da Colina e da professora Lucia Jacinta da Silva Backes, que em agosto de 2011 se desafiou a criar a letra e a melodia da música “Mundo Criança”, que faz homenagem à Educação Infantil de Igrejinha e que, neste dia, foi representada no palco do evento.

Dando continuidade à Jornada, os profissionais da Educação Infantil prestigiaram as palestras: “Pedagogia das Miudezas: saberes necessários a uma pedagogia que escuta”, ministrada pela Prof.ª Dr.ª Bruna Ribeiro; “S.E.R Tempo de Acolhida”, ministrada pela Prof.ª M.ª Tais Romero; “Felicidade de quem trabalha na Educação: uma abordagem neurocientífica”, ministrada pela Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Cecconello.

As oficinas inspiradas nos Campos de Experiências e que abordaram importantes temáticas como relações afetivas, estimulação precoce, música, leitura, ensino da matemática, ocorreram no dia 19/01 e foram ministradas pelos professores: Ana Clara Engel, Pamela Pschichholz, Patrícia Giuriatti, Zenar Pedro Schein e pela psicóloga Fernanda Lanz.

No dia 19, o evento ainda contou com a participação da professora M.ª Mara Marisa da Silva, que ministrou a palestra “A vida que pulsa em uma escola das infâncias: o lugar do adulto nos processos das crianças” para o público de educadores auxiliares da rede municipal.

Durante os dois dias de Jornada, destinados à Educação Infantil, os profissionais tiveram a oportunidade de se encantar, brincar, aprender, ensinar e vivenciar momentos significativos.
A programação da Jornada pensada para o Ensino Fundamental e Centros teve como temática: “Caminhos para o saber: despertando potenciais”. Nos dias 15 e 16, houve apresentações culturais emocionantes com a participação do Quarteto de Cordas Wmello, o teatro da APAE de Igrejinha e da Escola de Música Villa Lobos de Taquara.

Dias de intensas reflexões

A Jornada foi permeada de aprendizados a partir das abordagens sobre “Felicidade de quem trabalha na educação” com a Profª Dra Ana Lúcia Cecconello; “Avaliação Formativa” com a Profª Natalina Triches; “Pensamento criativo na escola” com a Ma. Luciane Valls; “Educação Inclusiva e Educação Especial” com Dra Raquel Dilly; “Uma vida sem limites” com Tiago Link; e os “Processos de aprendizagem e educação” com o Prof. PHD Guilherme Nogueira.
De acordo com a Secretaria de Educação, a Jornada propiciou dois dias de reflexões, aprendizagens e vivências significativas para os profissionais das Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Centros Municipais de Educação.

Acolhimento das equipes

Inclusa nas atividades de começo do ano, no dia 07 de fevereiro, ocorreu o primeiro encontro das equipes diretivas e pedagógicas das escolas municipais de ensino fundamental e centros educacionais de Igrejinha, com o objetivo de traçar o planejamento e organização do ano letivo de 2024.
Após o encontro, foi realizada uma atividade de integração em que as equipes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Centros puderam desfrutar de uma agradável tarde no Mátria – Parque de Flores.

Inclusão

Lei estabelece o prazo de 180 dias a contar do prazo de publicação do decreto para a adequação dos sinais | Foto: Jéssica Schaefer/PMI

No final do mês de janeiro, o município de Igrejinha decretou que todos os estabelecimentos de ensino da rede municipal substituam os sinais sonoros estridentes, usado em momentos de entrada e saída dos estudantes e nos momentos de intervalo e trocas de aulas, por sinais musicais adequados a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Legislação estabelece o prazo de 180 dias a contar da data de publicação do decreto, 31 de janeiro de 2024, para a adequação dos sinais sonoros. A alteração é estabelecida pelo decreto municipal nº 5.573.