Disciplina de turismo é inserida na grade curricular de Rolante

Estudantes rolantenses já trabalham o tema nas salas de aula | Foto: Edna Cardoso

Para manter viva a essência de Rolante e transmitir com lealdade todos os detalhes da sua rica história, o município está implantando uma iniciativa inédita no Paranhana. Através da secretaria municipal de Educação e Esportes (SMEE), está se fortalecendo um processo de implantação do Turismo como disciplina para os quintos anos da rede municipal.

A ideia surgiu como uma proposta de proporcionar aos estudantes uma educação relevante e preparatória para o mundo contemporâneo.”Onde nossos alunos poderão ser capazes de serem protagonistas de ações responsáveis, solidárias e autônomas em relação a si próprios, às suas famílias e à comunidade onde estão inseridos, especificamente valorizando o turismo local e colaborando no desenvolvimento do mesmo, sabendo desde como receber e passar informações a um turista, como conhecer nossas belezas naturais e pontos turísticos”, cita Jéssica da Silva, diretora de Educação, que atualmente responde pela secretaria.

Para auxiliar os professores na aplicação do conteúdo, está sendo construída a cartilha Bem-Vindos a Rolante, para preparar os alunos para que saibam os diversos aspectos que envolvem o setor, além dos pontos turísticos, com o intuito de envolver cada vez mais a população com as riquezas culturais, turísticas e ambientais de Rolante.

Plantando uma semente para colher frutos no futuro

No geral, conforme a diretora, a disciplina visa contribuir para uma educação mais abrangente e globalizada, preparando os estudantes para se tornarem cidadãos do mundo conscientes, curiosos e capacitados diante da sua realidade. “O projeto do turismo nas escolas, nasceu no ano passado acreditando que com o desenvolvimento de núcleos educacionais, uma semente é lançada nesse trabalho de sensibilização, conscientização e conhecimento local de uma sociedade mais comprometida com suas raízes e sua história, incentivando o crescimento e desenvolvimento de Rolante. Na disciplina de turismo, o estudante tem a oportunidade de aprender diversos aspectos do turismo, incluindo os principais segmentos turísticos: Ecoturismo, Turismo Rural, Turismo Cultural, Religiosos, Náutico, Aventura, eventos turísticos e técnicos, além de científico”, destaca Jéssica. O prefeito Pedro Rippel também opinou sobre a iniciativa, confira abaixo.

Prefeito exalta iniciativa pensada pela SMEE

“É muito importante essa questão de colocar no currículo escolar da quinta série. Na verdade, Rolante se trata de um município com uma potência enorme na questão do turismo. Do turismo de natureza. As pessoas procuram o nosso município por causa dessa mata nativa, dos rios limpos, das cascatas, do Morro Grande. Somos ricos em belezas naturais e o pessoal tem procurado mais essa atividade, principalmente, após a pandemia. Rolante tem essa característica muito forte neste sentido. Então, nada melhor que, também, inserir o assunto no dia a dia dos alunos, para que eles também tenham noção do quanto essa questão pode ser explorada. É de suma importância essa iniciativa, para que possamos ser cada vez mais fortes e fazer com que a nossa economia neste setor possa dar uma resposta ainda mais importante. Com futuros investidores e que os turistas procurem cada vez mais a cidade para usar nossos serviços, visitar nossas vinícolas, aproveitar os restaurantes que temos aqui, conhecer nossas cabanas. Aproveitar o que Rolante tem de melhor”. Pedro Rippel, prefeito de Rolante.