Dia do Professor é para homenagear àqueles que se dedicam a ensinar

Na pandemia, professor e alunos precisaram se reinventar Foto: Melissa Cosa

Por Melissa Costa com colaboração de Lilian Moraes

Nesta sexta-feira, 15, comemora-se o Dia do Professor. É uma data para homenagear àqueles que não medem esforços para ensinar. Durante a pandemia, o ensino precisou ser modificado e todos tiveram que se reinventar para exercer a missão de compartilhar conhecimento.

O Grupo Repercussão conversou com secretários de Educação dos Vales do Sinos e Paranhana e eles deixam mensagem de agradecimento, otimismo e reconhecimento. Em Parobé, a secretária da pasta, Joana D’Arc, reflete sobre a missão do professor. “Que este dia permita a todos nós rever, repensar e transformar nossas posturas sobre o fazer docente e a reflexão sobre os paradigmas que os sustentam. Que esta iniciativa renove e permita que a autonomia, o protagonismo no cotidiano do ensinar e do aprender”.

Trabalho de educadores é exaltado por eles

A vereadora Sapiranga, Olívia Steigleder, diz que o “professor é a base das profissões. Parabéns por abrirem as portas do conhecimento, aprendendo e ensinando diariamente”. A também vereadora Gênifer Engers, de Campo Bom, destaca que “os desafios são enormes e cada educador busca diariamente fazer com que o aluno alcance o seu melhor e possa além de se desenvolver intelectual e cognitivamente, se transformar em um cidadão empático e capaz de mudar o mundo, ou um pedacinho dele”. O diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, completa: ” Ser educador não é apenas uma profissão, é uma missão. dedicação”.

 

MENSAGENS DAS SECRETÁRIAS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO

CLÁUDIA KICHLER, SECRETÁRIA DE SAPIRANGA. “Professores de profissão, educadores… Somos muito mais que apenas profissionais. Somos quem acolhe, quem ouve, quem vê e quem, acima de tudo, trabalha pelas crianças, adolescentes e todos os alunos! Os professores merecem nosso reconhecimento e gratidão pelo trabalho que realizam”.

VERONICE ZANDONÁ, SECRETÁRIA DE NOVA HARTZ. “Agradecemos pela dedicação e empenho dos professores e dos demais profissionais das escolas que, mesmo em meio às dificuldades, não deixaram de fazer o seu melhor para garantir o processo de aprendizagem dos alunos. Obrigada por se recriarem e não esmorecerem diante dos infortúnios! Vocês são dignos de aplausos”.

SIMONE SCHNEIDER, SECRETÁRIA DE CAMPO BOM. “Professores, obrigada por existirem! Esforço, conhecimento, estudo, tempo, dedicação, comprometimento, empatia, resiliência e amor os tornam gigantes! Vocês ensinam, aprendem, indicam caminhos, compartilham vivências, choram, riem, superam desafios, respeitam o desenvolvimento de cada aluno”.

CRISTIANE MARTIN, SECRETÁRIA DE IGREJINHA. “Neste dia 15/10 parabenizo a todos professores pelo empenho diário na busca de uma educação de qualidade! Estendo a todos servidores da educação e a equipe da secretaria pois afinal é o conjunto, a união e o esforço de todos, que constroem o sucesso da Educação Municipal de Igrejinha”.

SIMONE TADIOTTO, SECRETÁRIA DE ROLANTE. “Hoje dia 15 de outubro, dia do Professor, nesta data quero parabenizar todos os professores e profissionais da educação, aqueles que se dedicam a arte de ensinar e aprender todos os dias.
Aqueles que acreditam no ser humano, não só ensinam conteúdos e desenvolvem, mas também fascinam seus alunos, pois ensinam muito além, ensinam e inspiram para a vida Vocês seguram as pequenas mãos e direcionam a grandes caminhos.
Nesta data deixo minha admiração, carinho e respeito a todos que fazem a diferença dentro das escolas, todas as funções, todas com sua importância.
Nos momentos difíceis de pandemia e pós pandemia vocês mostram mais uma vez a força e o valor da Educação, não descuidaram em nenhum momento da missão de educar e nem desanimaram diante dos desafios que vieram.
Recebam minha homenagem Professores e Profissionais da Educação em especial os de Rolante, que são meus parceiros para fazer a diferença na educação de nosso município.”

GILNEI SANTOS, SECRETÁRIO DE RIOZINHO. “Parafraseando Paulo Freire:
Ninguém nega o valor da educação e que um bom Professor é imprescindível.
Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores.
Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas apesar do baixo prestígio social grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos.
Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.”

CARLA SILVEIRA, SECRETÁRIA DE TAQUARA. “Inicio parabenizando todos os professores e valorizando a profissão professor, que precisou ser reinventada em especial neste último ano com a pandemia. Aprendemos que a docência é feita de novos tempos. São tempos de compreender a escola enquanto um contexto formativo capaz de educar os adultos, as crianças e os jovens. Tempos de viver, experimentar o novo, uma escola quente, uma escola viva, uma escola que se faz da parceria com as famílias. E o tempo de poder significar novas vivências, novas experiências e de se fazer um professor ainda mais aberto. Esse é o primeiro Dia do Professor em que podemos dizer que fomos convidados a sermos professores muito diferentes. Então esse é o meu desejo, que possamos curtir esse novo tempo de uma forma ainda mais bonita e ainda mais gratificante da escolha da nossa profissão.”