Criatividade deixa pátios das escolas mais interativos às crianças em Parobé

Foto: Melissa Costa

 Parobé- Os espaços externos das escolas estão sendo transformados em Parobé. Com criatividade, as equipes das instituições são incentivadas a recriar estes locais através do projeto “Pátios e Calçadas Brincantes”. A coordenadora da Educação Infantil em Parobé, Daiana Paz de Oliveira Silva, conta que o objetivo principal é aproximar as crianças cada vez mais da natureza e do brincar na infância.

 

Cada instituição pode criar as mudanças que decidir ser melhor dentro do espaço de cada uma delas. Na escola de educação infantil Favo de Mel, por exemplo, a equipe criou um riacho, que tem encantado os pequenos de todas as turminhas. O pátio também recebeu uma pequena ponte de madeira, além de plantas e canteiros feitos com pneus. “Estamos sensibilizando as equipes, seja através de leituras que nos falam da importância do contato da criança com a natureza, e de pensar esses pátios para potencializar essas experiências das crianças. Essa ideia do riacho foi uma delas, em outra unidade foi criado um jardim sensorial no centro da escola. Cada uma tem a liberdade de criar esses projetos”, destaca a coordenadora, que visitou a Favo de Mel nesta semana ao lado da secretária de Educação, Joana D’arc. “Ficou lindo, ficamos muito felizes com o resultado”, completa.

Infância potencializada através da natureza

Radiante, a secretária de Educação conheceu o riacho e a ponte ao lado das crianças do maternal. “Está tudo lindo”, disse ela. Joana ressalta que a ideia é de que os espaços nas escolas sejam estudados e a equipe veja de que forma pode avançar. “Essa é a ideia da provocação da secretaria, não é ter uma única escola no município que conte com esse paradigma, da infância potencializada através da natureza e do brincar, a ideia é mobilizar todas as escolas para que elas possam estar analisando o seu espaço físico para avançar nesse sentido. É um movimento que se iniciou nesta gestão, e tem muito a ver com a provocação do prefeito para nós da educação, de que a escola seja algo potente para a comunidade, que possamos através da escola oferecer espaços de qualidade para as crianças. Ficamos felizes de poder, em tão pouco tempo, colher frutos”, disse a secretária.

 

O que elas dizem sobre a importância do projeto

Joana D’arc, secretária de Educação de Parobé.

“A ideia é que todas as escolas contem com esse paradigma, da infância potencializada através da natureza e do brincar; estamos felizes com os resultados”.

Daiana Silva, coordenadora da educação infantil.

“A ideia é desemparedar a infância. Quanto mais atrativos os pátios estiverem, mais experiências as crianças terão do lado de fora. Isso é muito bom a elas”.

Andreia Willers, diretora da Favo de Mel.

“A ideia do riacho surgiu ao entendermos a importância do contato com a natureza durante a infância. O elemento água fascina as crianças”.

Cassiane Almeida, coordenadora da Favo de Mel.

“O elemento água traduz a felicidade da criança em imaginar e vivenciar cada momento e o riacho conseguiu trazer essa sensação aos nossos alunos”.