Estimular a criatividade dos alunos para além de tarefas que utilizem apenas as ferramentas mais comuns dentro de uma sala de aula. É assim, que de uma maneira descontraída, estudantes dos sextos e sétimos anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ulisses Guimarães, de Riozinho, fazem uso do jornal impresso do Repercussão, para desenvolver a atividade proposta pela professora Tássia Morbene, na disciplina de Língua Portuguesa.
A ideia é de que os alunos criem, a partir das matérias do jornal, histórias em quadrinhos, utilizando todos os elementos disponíveis. “Eles têm feito uns trabalhos bem legais. Bem criativos”, destaca a professora.”Conseguimos fazer com que eles se concentrem em folhar o jornal e analisem qual matéria se encaixa no que eles pensaram para fazer a atividade”, complementa a professora.
Sobre o jornal impresso, parceria e ideias de expansão do uso
Através das histórias em quadrinhos, eles aprendem de uma forma lúdica e os professores têm o jornal como uma ferramenta pedagógica a mais para o seu dia a dia. Com certeza, como mencionei em outras oportunidades, é um material muito importante que temos [secretaria de Educação] em parceria com o Grupo Repercussão”.
Gilnei dos Santos, secretário de Educação.
Penso, também, em levar eles até a sede para conhecer o processo de elaboração do jornal, para eles conhecerem também como funciona a produção das matérias. Além disso, quero expandir o uso do material em sala de aula, desenvolver outros projetos com estas turmas, não se restringir apenas a esse trabalho”.
Tássia Morbene, professora.
Mais sobre o assunto
O secretário de Educação, Cultura e Desporto de Riozinho, Gilnei dos Santos, comenta sobre o trabalho feito na Emef Ulisses Guimarães. “Como é minha área também, as linguagens, dentro dos gêneros textuais, acredito que o HQ é um que os alunos mais gostam de fazer. Eles participam e aprendem muitas vezes de uma forma muito lúdica, pensando e criando as histórias”, cita. “Creio que não só na Língua Portuguesa, mas em outras disciplinas também, os professores utilizam o jornal porque o Repercussão na Escola é um projeto muito bacana desenvolvido aqui na cidade”, complementa o responsável pela pasta.
As atividades começaram a ser trabalhadas há cerca de duas semanas. No total, atualmente, cerca de 40 alunos estão envolvidos na ideia da professora Tássia, que idealizou o projeto das histórias em quadrinhos a partir de um estímulo, também, da equipe diretiva da escola. “A diretora comentou que tínhamos jornais disponíveis e que poderia ser uma ferramenta de aprendizagem diferente”, conta. “Pensei em uma história dentro do contexto proposto para os alunos e chamou a atenção deles”, conclui a professora.