Cooperativas escolares de Rolante recebem armários e notebooks

Representantes das cooperativas das cinco escolas recebendo o material doado pela Sicredi. Foto: Divulgação

Rolante – As cooperativas escolares de Rolante foram contempladas com cinco notebooks e 20 arquivos de aço no mês de agosto pelo desempenho e manutenção de suas atividades. A doação foi feita pela Cooperativa Sicredi Caminho das Águas, que é responsável pelo projeto em parceria com a Secretaria de Educação.

Atualmente o município possui cinco cooperativas: Cooperburgo (Escola Oldenburgo); COOPER.E.I.(Escola Independência); CooperSanta (Escola Santa Terezinha); CooperZimmer (Escola Hugo Zimmer) e UniSanto (Escola Santo Antônio). “Agora cada cooperativa tem um notebook para digitar suas coisas e também os armários à disposição para quando precisarem. Enquanto isso, a própria escola vai usufruir”, diz a secretária de Educação e Esportes, Simone Tadiotto.

São alunos do sexto ao nono ano que integram as cooperativas. Cada uma tem autonomia para decidir, em assembleia, sua diretoria e quais serão os produtos e atividades desenvolvidas. “Os associados decidem o que será produzido e também o que será feito com o dinheiro arrecadado com as vendas, se vão comprar algo para a escola ou guardar. É uma forma de incentivarmos o empreendedorismo desde cedo”, acrescenta Simone.

Projeto escolar funciona dentro dos princípios do cooperativismo
O professor Leandro, diretor da Escola Hugo Zimmer e coordenador da CooperZimmer, explica que o trabalho dos associados está baseado nos sete princípios do cooperativismo: adesão livre e voluntária; gestão democrática; participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação e o interesse pela comunidade. “Temos vários objetos de estudo e ela está baseada também na sustentabilidade. Recolhemos óleo de cozinha usado, bem como outros materiais de reciclagem, justamente para desenvolver a consciência nos nossos alunos de que precisamos cuidar do meio ambiente”, observa.

Diversidade e comercialização
Algumas escolas optam por fazer sacolas recicláveis pintadas à mão; outras fazem chinelos havaianas bordados. São muitas ideias que acabam virando produtos. “Esse ano em uma das cooperativas eles vão plantar suculentas em vasinhos para poder vender. Cada uma tem um produto ou mais para comercializar”, explica a secretária. A venda dos itens acontece em eventos, como Dia dos Pais, Dia das Mães, Páscoa ou São João. Os associados também têm liberdade de levar para casa e tentar vender para familiares e vizinhos. As reuniões acontecem no contraturno escolar dos participantes.

Cidadãos comprometidos
Na avaliação do professor Leandro, o projeto das cooperativas, sobretudo, ajuda a criar cidadãos mais comprometidos com sua cidade.“Além de desenvolver a cidadania, ajuda a desenvolver a autonomia e o empreendedorismo. Ajuda o aluno a ser mais dinâmico em todas suas atividades”. A importância de cuidar do meio ambiente também é um ponto trabalhado, com a produção de sacolas retornáveis, recolhimento de óleo e tampinhas de garrafa.