Contação de histórias e peça teatral dão início à Feira Literária de Taquara de 2023

Foto: Ruan Nascimento.

Taquara – Começou nesta quarta-feira (18) a Feira Literária de Taquara, evento cultural promovido pela Prefeitura Municipal em parceria com o Sesc-Taquara. Até domingo (22), serão realizadas diversas atividades na Rua Coberta e de forma descentralizada em algumas escolas. Em sua programação de início, o evento teve a contação de uma história e uma peça teatral.

 

“A Feira Literária é um evento preparado por muitas pessoas capacitadas e engajadas em oferecer o melhor em literatura, cultura e arte para o nosso Município. Pelos próximos dias, Taquara será a principal referência literária na região, e estamos muito felizes por darmos início a esta grande festa”, destaca o prefeito em exercício Marcelo Maciel.

Início da programação

A atividade que abriu a programação da feira literária foi apresentada pela escritora Eleonora Medeiros, que fez a contação do livro “Bandele”, de sua autoria, para centenas de alunos das escolas de Taquara. A publicação traz a história do personagem Bandele, um menino que busca salvar a sua aldeia que foi enfeitiçada, e que pode ser salva com o poder das histórias.

“Bandele” é um dos nove livros escritos pela autora, que ressalta a importância do incentivo à leitura para as crianças. “A formação de leitores se faz com três atitudes. A primeira delas é o exemplo vindo dos adultos, que precisam ler com os pequenos para que entendam que isso é encantador. A segunda é a acessibilidade, facilitando o acesso de crianças a livrarias e bibliotecas, onde são encontrados diversos livros diferentes. E a terceira é o incentivo do poder público, como é o caso daqui de Taquara, que traz o público infantil até aqui na feira literária, e também vai até as escolas”, comenta.

Além da contação da história do livro, o palco da Rua Coberta também recebeu o espetáculo teatral “Bandele”, encenado pela companhia Trupi Di Trapu, de Porto Alegre. De acordo com o ator e produtor da peça, Anderson Gonçalves, a apresentação faz a transposição do livro para a cena, como se os personagens pudessem saltar das páginas, interagindo com as crianças.

“Já tivemos um retorno muito legal, com as crianças fazendo os sons que emitimos e cantando as músicas junto conosco. Estamos na estrada há 15 anos, sendo cinco com essa peça. E para nós, é gratificante nos apresentarmos com espetáculos de temas que são muito importantes para nós, como as culturas de matriz africana e indígena, que fazem parte do nosso repertório”, frisa. Além de Anderson, o elenco tem a participação de Viviane Marmitt, Alessandra Souza e Yannikson.

Atividades descentralizadas

Além dos eventos na Rua Coberta, a Feira Literária de 2023 está com uma programação descentralizada. Nesta quarta-feira (18), além das apresentações na Rua Coberta, a escritora Eleonora Medeiros se apresentou com o livro “Bandele” na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luís Böes, no Distrito de Santa Cruz da Concórdia, e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Calisto Eolálio Letti, no Bairro Fogão Gaúcho. Na Emef Luís Böes, a apresentação também contou com a presença dos alunos das escolas Rudi Lindenmeyer, Caramuru, Salzano da Cunha, Dona Leopoldina e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Möller Filho. E na Emef Calisto Eolálio Letti, a atividade terá a participação de estudantes das escolas Tomé de Souza, 25 de Julho, Getúlio Vargas, Rosa Elsa Mertins, Alípio Alfredo Sperb, Antônio Martins Rangel e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Linha Gonzaga.

Também de forma descentralizada serão realizadas duas atividades de contação de histórias com Gio & Doug, às 10h e às 14h30, na Escola Municipal de Educação Infantil Tia Pati, no Bairro Santa Rosa, e na Escola Municipal de Educação Especial Lucas Sauer, no Bairro Recreio, respectivamente. E na sexta-feira (20), às 9h30 e 15h, será realizado o teatro de sombras Mu e Malu: dando asas à imaginação, no Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar, no Bairro Centro.

Importância do evento

A secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Silveira, destaca que a programação da Feira Literária deste ano foi voltada para ampliar os paradigmas da aprendizagem aos estudantes de Taquara, com atividades artísticas, teatrais e musicais, além da leitura. “Este evento amplia o universo da sala de aula, e dá mais possibilidades de desenvolvimento dos alunos em outras possibilidades”, comenta.

Ao avaliar o primeiro dia da feira, o diretor de Cultura, Rafael Tourinho, completa que a movimentação está muito positiva desde o início da manhã. “Tivemos uma recepção calorosa do público, que embarcou nas histórias e se divertiu bastante. Esse é apenas o começo.”

Pocket show durante a noite

Fechando o primeiro dia da Feira Literária de Taquara, às 19h30, haverá o pocket show com o músico e escritor Grecco Buratto, que lança no evento o livro de poemas “Só Palavras”. Além dele, três escritores locais sobem ao palco para falar sobre os seus livros recentemente lançados. Os escritores confirmados são: Armando Severo, com o livro de poemas “Espelho”; Emerson Gottlieb, com o livro “A Sereia do Rio Paranhana”; e Elenise de Lima Ramos Oliveira, com o livro infanto-juvenil “Diferentes Mais Iguais”.

Programação da Feira Literária de Taquara

18/10 (quarta-feira)

19h30 – Lançamento de livros de escritores locais + Pocket Show com Grecco Buratto

19/10 (quinta-feira)

08h30, 10h, 13h30 e 14h30 – Contação de histórias com Gio & Doug

19h30 – Abertura oficial + Show com Os Danadões

20/10 (sexta-feira)

08h30, 14h e 19h30 – Atividade lítero-musical com RAPajador

09h30 e 15h – Teatro de sombras Mu e Malu: dando asas à imaginação (ação descentralizada)

14h – Lançamento da exposição “Memórias em Tela e Tinta”

21/10 (sábado)

09h30 – Palco aberto

15h – Espetáculo teatral Maria Flor e o Livro da Imaginação

16h30 – Show com Batuca na Bituca

22/10 (domingo)

18h30 – Espetáculo Alegre e Forte, com Orquestra Eintracht e convidados

Atividade extra na segunda-feira, 23/10

– Encontro com moradores do Quilombo do Paredão Baixo com a participação de estudantes da disciplina de Produção Cultural, do Curso de Relações Públicas da Faccat.