Condicar de Rolante busca projetos de apoio a crianças e jovens

Atuar buscando as melhores ações de apoio para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade é uma das principais atividades do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Condicar) de Rolante.
Para garantir que todos os pequenos e jovens tenham as melhores condições de ensino e aprendizagem, o Condicar realiza uma seleção de projetos que podem ser beneficiados com recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente para o desenvolvimento das ações.
A seleção destas propostas é realizada através de um edital que, em 2021, está com inscrições abertas até dia 24 de setembro. Até esta data, as entidades, governamentais e não-governamentais inscritas e registradas no Condicar, poderão apresentar seus projetos e participar do processo de seleção.
O plano de trabalho é uma exigência do edital e deverá ser entregue na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social até às 12h do dia 24 de setembro.
Para este ano, o edital do Condicar prevê o atendimento de até 11 projetos e as entidades selecionadas receberão até R$ 10 mil para desenvolver as ações previstas no plano de trabalho.
As instituições interessadas em angariar recursos para seus projetos podem acessar a íntegra do edital no site da Prefeitura de Rolante e maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3547-1188.

Prefeitura garante apoio e mantém diálogo com Condicar para ampliar ações na cidade

No encontro realizado com a presidente do Condicar, Silvana Matias, o prefeito de Rolante, Pedro Rippel, garantiu que a Administração Municipal é parceria do conselho e apoia as atividades promovidas. “Estamos a disposição para auxiliar no que for possível, mantendo sempre um diálogo aberto, com o intuito de que seja feito um trabalho pensando no bem-estar das crianças e adolescentes do município”, salientou o prefeito.

Mais de 500 crianças beneficiadas

O professor Jeferson Albino Fleck é um dos membros do Condicar de Rolante. Segundo ele, o conselho projeta, com o edital lançado recentemente, beneficiar projetos que atendam um número expressivo de crianças e jovens da cidade. “Com os projetos que serão encaminhados até o Condicar, a nossa ideia é beneficiar e trazer alguma melhoria para algo em torno de 500 a 700 crianças”, explica o educador. O número, segundo Jeferson, é estimado porque muitos projetos são de escolas do município e, por isso, o benefício pode ser ainda maior.

Ao longo dos anos, os projetos beneficiados com recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente repassados pelo Condicar às entidades atuam em diversas áreas. “Tivemos oficinas de danças de hip-hop, grupos de danças folclóricas, aquisição de jogos pedagógicos e melhorias em acessibilidade com construção de rampas em escolas. As ações são as mais variadas possíveis”, detalha Jeferson, destacando, ainda, que cada entidade vislumbra sua maior necessidade de recurso.

“Nosso intuito sempre é melhorar o atendimento e o vínculo das crianças e dos adolescentes do município”. Assim Jeferson resume o foco de atuação do Condicar em Rolante. “O atendimento das entidades já é de boa qualidade e o objetivo é sempre melhorar”, complementa o professor.