Ato marca entrega de obra em escola para comunidade riozinhense

Alunos, integrantes da comunidade escolar e autoridades presentes Fotos: Lilian Moraes

Preservar as características originais para conservar memórias. Com este objetivo, a Prefeitura de Riozinho realizou na última sexta-feira, dia 25, o ato de entrega a obra de reparos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Deus, na localidade de Baixa Grande, no interior do município.
A realização da obra abrangeu a troca de 30% das paredes da escola, instalação de 65 metros de cerca nos fundos da instituição e uma revitalização na parte frontal do cercamento.
Na cozinha, reparos ficaram por conta da abertura de um espaço para uma nova janela e melhorias na estrutura do espaço. Janelas e forro também foram trocados para garantir uma maior segurança da comunidade escolar, assim como foi realizado um trabalho de desinfecção, na tentativa de eliminar pragas que estavam danificando as madeiras.
Durante a cerimônia de entrega, nas dependências da escola, o prefeito de Riozinho, Marquinhos Pretto, reforçou o intuito da ação. “Na época essas escolas foram feitas pensando que as famílias permanecessem na localidade onde moram. E é com esse pensamento que estamos deixando a escola em funcionamento, para que a localidade continue em evidência, que as famílias continuem morando aqui e que consigam permanecer com saúde, trabalho e educação acima de tudo”, explica Pretto.

Instalação das escolas foi uma ação do ex-governador Brizola

Apesar de contar com mais entidades no mesmo formato, a Emef Menino Deus é a única escola ainda ativa em Riozinho. Fundada em 1962, a instituição é popularmente conhecida como Brizoleta, por fazer parte de uma ação de governo de Leonel Brizola, que comandou o Rio Grande do Sul de 1959 a 1963.
De acordo com o prefeito de Riozinho, o histórico da escola motiva a busca por maneiras viáveis de aproveitar as estruturas das demais repartições do município. “Buscamos manter o padrão das Brizoletas, construídas na década de 60. Nós temos outras nesse formato no município, mas em funcionamento é só essa, no entanto, estou buscando junto ao Governo do Estado, com Juliana Brizola, neta do falecido governador, uma maneira de recuperarmos as outras escolas que estão paradas”, pontua.

Vereadores prestigiam o evento de entrega

Análises sobre o assunto

Guilherme Wilborn, vice-prefeito de Riozinho. “Os professores atendem a cultura da região, fazem suas hortas, as crianças se divertem, tem um espaço mais comunitário, os pais se envolvem, então isso é muito gratificante para nós gestores”.

Gilnei dos Santos, secretário de Educação e Desporto. “Quisemos manter a estrutura. O mesmo modelo, as janelas, as repartições internas porque para manter sim isso para a comunidade, pois para eles é muito importante”.

Pâmela Keiser, diretora da escola. “Essa reforma beneficiou todos nós aqui da escola, tanto alunos, como pais, comunidade e nós professores, proporcionando o bem estar de todos. Agradeço a administração por tudo”.