Ato de abertura do ano letivo é realizado em Taquara

Taquara – A manhã desta quinta-feira marcou o reencontro de cerca de 400 professores da rede de ensino taquarense, que foram recepcionados pela equipe da secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), no Centro de Eventos da Faccat, para o início do ano letivo.

O evento indica o começo da formação continuada dos professores das escolas municipais, estaduais e particulares de Taquara.  A qualificação contou com a presença do educador português José Pacheco, fundador da Escola da Ponte, de Portugal, e da professora Patricia Camini. Na sexta-feira (11), Samantha Dias de Lima e Gabriela Dal Forno Martins dão continuidade à formação.

Jeferson Muller, secretário de Orçamento do município, representando a prefeita Sirlei Silveira, fala sobre o momento de pandemia ainda vivido e enaltece a realização da formação.

“É uma honra e ao mesmo tempo uma responsabilidade representar a prefeita professora Sirlei, neste ato de abertura do ano letivo do município de Taquara. Seguramente se a professora Sirlei estivesse aqui, ela iniciaria dizendo: ‘estou prefeita, mas sou professora’ e isso já nos revela a responsabilidade dessa administração de acertar na gestão da educação pública do município de Taquara”, destaca. “Estamos vivendo anos difíceis, anos de pandemia, em que todas as atividades tiveram alterações no seu itinerário e por isso mesmo é muito especial que nós possamos estar aqui vivendo esse momento de congraçamento, de união, de poder rever os colegas e amigos e propor um momento de formação para a educação do município de Taquara”, finaliza Muller.

Secretária com a palavra

A secretária de Educação, Carla Silveira, conta como foi o primeiro dia de formação. “Durante a manhã tivemos a participação do professor José Pacheco nos trazendo contribuições a respeito dessa escola contemporânea. Das inovações e das perspectivas da educação”, detalha. “No turno da tarde tivemos uma divisão dos professores. Um grupo refletindo os processos que envolvem o contexto de alfabetização, mas uma alfabetização pensada para todos e esse processo nos anos iniciais e também tivemos a participação da professora Patricia nessa organização e também do professor José Pacheco trazendo as experiências da escola da Ponte, do projeto Âncora, junto aos nossos professores do ensino fundamental II e dos projetos que Taquara possui. Então José Pacheco coordenou essa oficina durante o turno da tarde”, conclui a secretária, que complementa revelando a programação da sexta-feira (11).

“Estaremos amanhã com a abertura do ano letivo da educação infantil, com uma programação repleta de possibilidades e de pensamentos específicos para a infância, entendemos que essa divisão é necessária no intuito tanto de seguir os protocolos, mas a cima de tudo de respeitar a singularidade de cada etapa da educação básica. Esperamos que Taquara possa ter um ano letivo repleto de possibilidades e de desenvolvimento dos nossos estudantes”, ressalta Carla.

Lançamento de revista

Nesta manhã também foi lançada a revista Conversa de Professor. A publicação, que está em sua primeira edição, destaca os trabalhos realizados por escolas municipais, estaduais e particulares de Taquara em 2021.