Atividades do Repercussão na Escola envolvem estudantes de Riozinho

Riozinho – O projeto Repercussão na Escola é uma parceria do Grupo Repercussão com Secretarias de Educação da região e fortalece o vínculo dos estudantes com suas comunidades e a imprensa. Em 2022, seis prefeituras fecharam a parceria que impacta 2.705 estudantes. Semanalmente, os professores utilizam as reportagens em sala de aula para aprofundar aspectos de gramática e oralidade.

 

Em Riozinho, o projeto começou neste ano onde vem sendo coletado os primeiros resultados. “Muitos deles não costumam ler um jornal, e também não utilizam as redes sociais ainda, então é uma oportunidade de receber informação de outras cidades também”, comenta a professora Fabieli Pereira, que leciona na Escola Justino Quintana, que fica na localidade de Sampaio Ribeiro.
Nas aulas da professora Fabieli, que está trabalhando o Repercussão na Escola com alunos de 3º,4º e 5º ano, o foco é no aperfeiçoamento da leitura. “Eu trabalho leitura todos os dias e a ferramenta do jornal foi algo grandioso, porque eu tenho sempre algo novo para eles lerem, ajuda muito a prender a atenção. Também estimula o interesse pelo significado das palavras, e para aumentar o vocabulário com palavras que eles não conhecem ainda”, explica a educadora.

 

 

Família participando

O secretário de Educação, Gilnei dos Santos, comemora a iniciativa que é uma ferramenta a mais disponibilizada para os professores. “A nossa realidade, aqui de Riozinho, é algo bem interessante que eles podem levar pra casa e as famílias recebem as informações da região, nem todos têm acesso à versão digital. E poder trabalhar também com essas informações de forma interdisciplinar”, pondera.

Turmas de 1º ao 9° ano

A utilização dos jornais em sala, vai além do gênero literário e é importante para ampliar o pensamento crítico nos estudantes. Na Escola Padre Manoel, no Alto Riozinho, alunos do 9º ano desenvolveram um trabalho de inglês, com base em uma matéria do Repercussão sobre alunos de Igrejinha que participaram de uma feira em Dubai. O acesso à informação amplia horizontes.